segunda-feira, outubro 03, 2005

PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS CELEBRA 135 ANOS DE FUNDAÇÃO
No dia 28 deste mês a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Codajás comemora com uma grande celebração festiva seu aniversário de fundação a 26 de outubro de 1870. São 135 anos de história. Uma caminhada que começou há muito tempo atrás. Só para relembrar, na década de 40 a Paróquia pertencia a Diocese de Manaus. Até que no ano de 1945 chegaram os padres Redentoristas norte-americanos, que passaram a cuidar da Paróquia. Eles então, iniciaram várias obras como a edificação da Casa Paroquial, a remodelação da igreja, já quase em ruínas, construíram um ambulatório para os primeiros socorros e todos os demais atendimentos na área da saúde. Em 1951 construíram o Colégio Nossa Senhora das Graças, enfim se dedicaram à evangelização, nos trabalhos pastorais da cidade e do interior. Recordamos os nomes de alguns dos primeiros padres: Afonso, Rodolfo, Bernardo, José Paulo, Vicente, Eugênio, Cristóvão e Leonardo. Padre Vicente promoveu a primeira missão (santas missões) em 1950.
Nesta mesma década veio para Codajás mais uma comunidade religiosa para ajudar na missão, com a presença marcante da mulher consagrada, a Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, realizando seus trabalhos na área social, pastoral e litúrgica. As primeiras irmãs que trabalharam no colégio e no ambulatório foram: Irmã Maria Loreto, Irmã Serafina, Irmã Geraldina, Irmã Francinete, Irmã Maria Celeste e Irmã Paulina. Quase todas eram americanas.
Segundo informações, o único meio de transporte que havia na época era o barco dos Padres Redentoristas, o barco Estrela do Mar e depois o barco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Serviam para a desobriga e as demais necessidades e urgência.
Em 64 quando D. João, Arcebispo de Manaus, promulgou o estabelecimento da Prelazia de Coari abrangendo as Paróquias de Coari, Codajás e Manacapuru, Pe. Jaime Frieel toma posse como vigário da Paróquia, e no dia 15 de agosto, Monsenhor Mário Robert Anglin, visita pela primeira vez a paróquia.
Em 1988, padre Domingos se torna pároco. Anos mais tarde em julho de 1995, depois de 50 anos de serviços prestados, os Padres Redentoristas encerram seus trabalhos na paróquia. O Bispo Dom Gutemberg dá continuidade à missão na paróquia e envia para Codajás Pe. Zezinho e Pe. Rômulo. Em 1997, padre João Gouger, assume como administrador paroquial. Os leigos já assumem seus trabalhos dando continuidade à missão, pois as Irmãs Adoradoras também haviam terminado seus trabalhos.
Em 1999, para colaborar partilhando suas experiências e acolhendo o novo, marca presença a Congregação do Instituto Beatíssima Virgem Maria. A Comunidade é formada por três membros: Irmã Dulce Maria Rossetto, Irmã Ires Weis e Irmã Terezinha Santana.
Em fevereiro de 2002, padre Agnaldo Silva é empossado como pároco.
Atualmente a Paróquia é formada por cinco comunidades na zona urbana: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz, São Francisco, São Sebastião e Santa Luzia. Na zona rural são mais de 35 comunidades.
Para o dia 28/10, data em que será celebrada esta festividade foi preparada uma programação, iniciando o dia com alvorada musical às 5:00h da manhã em todas as comunidades. As 5:30h em caminhada as comunidades se dirigiram para a Igreja Matriz, onde haverá salva de fogos as 6:00h. Em seguida acontecerá a Celebração Eucarística. Após a celebração será oferecido um café regional a todos os paroquianos.
Durante o dia inteiro haverá exposição de fotos, vídeo e documentários sobre a paróquia no Centro Ajuri.A noite será realizada uma Noite Cultura na Praça da Matriz com dança, música, poesia, teatro etc... com participação das comunidades e pastorais.
Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: