sexta-feira, dezembro 09, 2005

XXX ASSEMBLÉIA PASTORAL DA PRELAZIA DE COARI
Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro em Manacapuru, estaremos realizando mais uma Assembléia Pastoral, a de número 30 neste processo de decisões partilhadas, participação pelos ministérios e serviços eclesiais, plano de evangelização em todos os níveis.
A Assembléia Pastoral é uma oportunidade para uma avaliação dos trabalhos feitos. Precisamos continuamente rever e repensar o que estamos fazendo e como estamos fazendo. A partir de uma avaliação consciente e objetiva a gente tem condições de viver sempre mais em comunidade e como uma comunidade organizada, por isso, cada Assembléia Pastoral durante estes 30 anos, foi ligando ano após ano, as iniciativas, os sucessos e fracassos da evangelização. Procuramos aprender como planejar. Fazer planejamentos pastorais pela Prelazia, pelas paróquias e pelas comunidades. Nos preocupamos com o conteúdo de nossa evangelização e buscamos no Documento de Puebla a orientação da Igreja para a Evangelização na América Latina. Tentamos mais decididamente concretizar uma Pastoral de Conjunto fazendo um discernimento e planejamento comum e global. Continuamos a formação dos agentes de pastoral e buscamos descobrir qual é o papel do leigo e seu verdadeiro lugar na Igreja e no mundo de hoje. Foi determinante a busca de identidade sócio-religiosa. Cresceu a tomada de consciência sobre nossa identidade. A ordenação do primeiro padre diocesano ajudou a despertar a identidade eclesial. Houve um maior dinamismo missionário ajudado pela presença de um Instituto Missionário para missões além fronteira e pelos estudos sobre a História da Igreja na Amazônia Ocidental.
Tudo isso fez com que chegássemos até aqui. São anos e anos buscando preparar um povo bem disposto para o Senhor, desbravando uma nova roça, pedindo que Ele faça de nós discípulos/as e missionários/as comprometidos na evangelização e no serviço ao seu povo nesta parcela da Igreja Amazônica. Se nossos horizontes sonhadores, hoje, alcançam na distância, tantos objetivos e planos pastorais, é porque, como anões, estamos nos ombros de gigantes do passado – missionários e missionárias que nos precederam.
Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: