quarta-feira, setembro 20, 2006

ELEIÇÕES 2006
“O seu voto, caro eleitor, vai ajudar a delinear e definir o perfil da nação brasileira para os próximos quatro anos.
Agora como escolher cidadãos para governar nossa nação, neste momento em que as manchas da corrupção e do abuso do poder se alastraram nos altos escalões de nosso governo? A resposta que poderemos dar no dia 1º de outubro, é não votando nos candidatos que são contra a vida, contra os direitos humanos ou a favor da pena de morte e do trabalho escravo dos menores de idade; nos candidatos que não apresentam nenhum plano em favor dos pobres, excluídos e desempregados; nos candidatos que, em eleições anteriores, abusaram do poder, em benefício próprio; nos candidatos que tentam comprar nosso voto com promessas de doações, empregos, material esportivo. Tais candidatos podem ser caçados pela lei 9.840. Basta tomar nota da promessa feita pelo candidato e denunciá-lo junto à justiça eleitoral. Vamos evitar os candidatos que fazem campanhas milionárias. De onde lhes vem tanto dinheiro para isso? Podemos estar certos de que tais candidatos já planejaram como recuperar esse dinheiro durante o seu mandato.
Para votar bem, primeiramente, tomemos em mãos a lista dos candidatos. Separemos aqueles que nos parecem preencher as condições necessárias para assumir tal responsabilidade. Vejamos se o candidato é cristão e já demonstrou levar uma vida coerente com sua fé. Ver se o candidato tem projetos de mudança de estrutura, com sérias promessas de justos e viáveis projetos para melhorar as condições de vida do povo na área da educação, do emprego e da saúde. É importante saber também a que partido pertence o candidato e se muda de partido por oportunismo. Devemos procurar o candidato que tem a sua campanha apoiada por pessoas que participam da vida e do desenvolvimento de seu município, estado e país; pessoas que têm influência nas decisões em favor da comunidade.
Lembremo-nos sempre que os principais requisitos para um bom candidato são a honestidade e a capacidade administrativa. Enquanto bom administrador dará garantias que fará o patrimônio crescer e, sendo honesto, vai assegurar que cada cidadão receberá tudo aquilo a que tem direito.Procure toda informação possível sobre os candidatos, pois há de todo tipo.
Candidato Urso: Em campanha abraça todo mundo, mas depois de eleito, só quer saber de hibernar e de pegar para si “os favos de mel”;
Candidato Jacaré: Fala bonito para poder enganar. Gosta de pântano e nunca se sabe o lugar onde está;
Candidato Porco: Suja a cidade com sua estampa, polui o ar gritando seu nome. Para ganhar votos, esconde a lama na qual gosta de viver;
Candidato Pavão: Vaidoso e bem arrumadinho, quer impressionar pela beleza exterior. Idéias mesmo são poucas e inconsistentes;
CANDIDATO CIDADÃO: Tem história de vida limpa, espírito público e honestidade. Não fica trocando de partido por conveniência e só quer o voto consciente.
E você que tipo de eleitor é?
Eleitor Avestruz: Enfia a cabeça em sua ‘vidinha’, ignora a realidade. Mesmo sem querer, ajuda os políticos corruptos;
Eleitor Cascavel: Tem raiva de política e destila veneno. Age só na emoção, anulando o voto ou votando em qualquer um, sem critérios;
Eleitor Formiga: Só vê o doce e só vota em quem lhe faz agrado. Não cobra o compromisso pelo bem comum;
Eleitor Papagaio: Repete o que ouve no rádio ou na TV, sem fazer juízo próprio. Pensa com a cabeça dos outros;
ELEITOR CIDADÃO: Sabe da responsabilidade do candidato e conhece seu programa e sua coerência. Vota com a razão e a convicção. Sabe que seu voto é capaz de mudar a sociedade e pensa sempre no interesse coletivo.
Os políticos corruptos procuram comprar votos até nas bocas de urna. Devemos ficar alerta e não vender nosso voto. Lembre-se de que o voto não tem preço, tem conseqüências”.
(A Coordenação de Pastoral)

Nenhum comentário: