sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Bilhete do Bispo

Saiu, no dia 28 de fevereiro, o comunicado oficial que o Santo Padre Bento XVI consentiu em aceitar o pedido de renúncia ao governo pastoral da Prelazia de Coari, apresentado por Dom Gutemberg Freire Regis. Foi toda uma vida vivida e doada à Prelazia. Filho da terra, conhecedor dela e amante deste povo a ele confiado como pastor por mais de 30 anos. Nada mais justo que um merecido descanso.

“Agradeço em meu nome, em nome dos sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas comprometidos com as comunidades e todo o povo de Deus pela bênção que o senhor foi para nós.

Esta Prelazia é o que é hoje, graças ao seu trabalho e dedicação.

Gratidão de modo especial por este quase um ano de convivência comigo, onde, com toda paciência, foi-me passando toda uma vivência, funcionamento e dinamismo desta Igreja Particular. Conte sempre com esta Prelazia que também é sua. Deus lhe pague!”

Na carta que recebi do Senhor Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, assim diz: “Com referência à sucessão, a entrega do governo da Prelazia ao Bispo Coadjutor, do ponto de vista canônico, é automática”. Sendo assim, sou o novo pastor da Prelazia de Coari, uma vez que no dia 26 de março de 2006 eu já tomei posse.

Queremos continuar sendo uma igreja comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo e com marcas profundas na unidade, co-responsabilidade, missionariedade e espiritualidade. Igreja comprometida com a causa da vida das populações urbanas e das centenas de comunidades ribeirinhas. É uma Prelazia marcada por tantas lutas, compromissos, conquistas, problemas, desafios e possuidora de um povo de muita fé, corajoso que luta e tem esperança de dias melhores.

Quero me colocar no meio de todos como aquele que veio para servir. Tenho certeza de que não fui eu que escolhi ser bispo, mas Ele me escolheu – “Eu vos escolhi” – Jo 15,16. Este é o meu lema episcopal e tenho convicção de que a obra não é minha, mas de Deus. Tenho confiança que Ele vai realizar muitas maravilhas em nossa Prelazia, porque a Prelazia sou eu, você, somos todos nós. Hoje não podemos e não queremos trabalhar sozinhos, temos que somar forças para que cada um no seu lugar possa colaborar na luta pela dignidade da vida de nosso povo.

Completei no dia 25 de fevereiro, um ano de minha ordenação episcopal e no dia seguinte, 24 anos de ordenação sacerdotal. Tudo é graça, tudo é bênção. Sinto que sou cada vez mais filho da misericórdia de Deus. Olhando o que já passou, só me resta agradecer e agradecer. Olhando para frente, quero continuar sendo um bispo missionário redentorista, levando a todos a copiosa redenção. Peço suas orações para que eu seja um bispo sempre do jeito de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que “veio, não para ser servido, mas para servir”. Que Nossa Senhora Aparecida, o Perpétuo Socorro do povo brasileiro, possa interceder sempre por todos nós.

Minha saudação e minha bênção.

+Dom Joércio cssr

Nenhum comentário: