sexta-feira, fevereiro 22, 2008

COARI SEDIA PELA SEGUNDA VEZ O CONFEST

Foi com o Espírito radiante e o coração transbordante de alegria que realizamos mais um CONFEST, com a participação dos jovens das Paróquias de Nossa Senhora de Nazaré (Manacapuru), São Sebastião (Caapiranga), Imaculada Conceição (Anori), Nossa Senhora das Graças (Codajás), Sant’Ana e São Sebastião e a Área Missionária São Pedro (Coari).

A juventude é o grupo social mais vulnerável às mudanças de nosso tempo. Naturalmente cheia de sonhos e curiosidades é aberta às novidades e acolhe com carinho tudo o que é atraente, que dá sentido e sabor à sua vida. Por isso mesmo, nestes três dias de Congresso (14, 15 e 16 de setembro) refletimos a JUVENTUDE NA AMAZÔNIA, conscientes de que a “A Amazônia está em nossas mãos”. Isto é, a Evangelização da juventude da Amazônia passa pelas mãos dos jovens. Para ajudar no processo evangelizador, cada paróquia assumiu com fruto deste Congresso e Festival, alguns projetos práticos a serem desenvolvidos junto à juventude, a fim de enfrentar e superar os desafios que marcam a vida de nossa juventude.

PROJETOS ASSUMIDOS

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Codajás:

Problemática: desemprego dos jovens;

Projeto: jovens codajaenses renovando o futuro;

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Manacapuru:

Problemática: prostituição infantil – realidade familiar;

Projeto: vivendo a adolescência pra valer;

Paróquia da Imaculada Conceição – Anori:

Problemática: drogas e violência;

Projeto: em busca da vitória (EBV);

Paróquia Sant’Ana e São Sebastião – Coari:

Problemática: desemprego na juventude;

Projeto: capacitação profissional;

Paróquia São Sebastião - Caapiranga:

Problemática: gravidez na adolescência;

Projeto: movimento jovem com palestras dadas por profissionais, dramatizações e discussões.

Área Missionária São Pedro - Coari:

Problemática: gravidez na adolescência;

Projeto: educação sexual na adolescência.

Durante o Congresso constataram-se muitos desafios na preparação e execução deste evento, dentre as quais destacam-se alguns há muito tempo conhecidos: a comunicação; os recursos financeiros, talvez a falta de um bom planejamento, faz parecer que não temos recursos, mas podemos realizar muito com o pouco que nos é disponível; as limitações de nossos líderes que devido a compromissos pessoas não podem colaborar mais, também por falta de empenho e por falta de melhor formação e atualização; contratempos e imprevistos durante a realização do evento.

O FESTIVAL

O palco do Festival de Música foi o Ginásio Geraldo Granjeiro, que reuniu nos dias 15 e 16, além dos jovens, ilustres convidados que puderam prestigiar o talento da nossa juventude.

Cerca de 14 músicas concorreram ao título de música campeã do V CONFEST, e quem levou o primeiríssimo lugar foi: Izilene Aparício da Área Missionária São Pedro (Coari), que interpretou a música: AMAZÔNIA, de autoria de Afrânio César.

Coordenação da PJ

Nenhum comentário: