sexta-feira, fevereiro 22, 2008

BENTO, BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

Maio sempre foi um mês abençoado por ser o mês de Maria, mês das noivas, mês das mães. Porém, o mês de maio deste ano teve um acontecimento muito especial para todos nós, cristãos católicos, pois durante este tempo fomos agraciados com a presença do nosso querido Papa Bento XVI, que veio para fazer a abertura da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe.
Desde a sua chegada, seu encontro com a juventude, a visita à Fazenda da Esperança, a canonização de Frei Galvão, a reza do terço na Basílica de Aparecida, a Celebração Oficial de Abertura da V Conferencia e até em sua despedida, foi contagiante a alegria e as demonstrações de fé do nosso povo brasileiro. Mesmo os que não puderam ver de perto o Papa, se sentiram mais felizes por serem católicos.
Em uma entrevista no noticiário da televisão, um senhor que estava na expectativa de ver o Papa, ao ser entrevistado pela repórter, assim dizia: “Não consegui ver o Papa com os olhos, mas pude vê-lo com o coração!”. Creio que esta simples frase, mas carregada de tanto sentimento, resume tudo o que sentimos durante estes dias em que Bento XVI, esteve com a gente. Certamente um momento que nos deixa muito orgulhosos de sermos católicos.
Seu encontro com a juventude no Pacaembu, foi sem dúvida marcante. Sua mensagem de fé e esperança aos jovens, expressa um sincero desejo de vê-los mais atuantes na vida da Igreja, assumindo um firme propósito de seguir os passos de Jesus, como forças vivas na Igreja. Os jovens também são discípulos e missionários de Cristo. Fica aí, portanto, o apelo à evangelização da juventude. E como já dizia Paulo VI “O melhor apóstolo do jovem é o outro jovem”.
A celebração de canonização do primeiro santo brasileiro é sem dúvida, para nós católicos, algo de extrema importância. Depois de quinhentos anos de história, finalmente o Brasil tem o seu primeiro santo nascido neste lindo país. Isso foi realmente um grande momento na caminhada da nossa Igreja do Brasil acompanhado com muita fé pelas pessoas que, ali no Campo de Marte, se fizeram presentes, como também, por todos nós que acompanhamos pela telinha.
Esta visita do Papa veio realmente em boa hora, para de fato nos dar um impulso e nos fazer despertar para a missão de sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Rezemos não somente pelos bispos que estão reunidos nesta Conferência de Aparecida, mas também por todos nós, para que assumamos com Jesus este grande compromisso em prol da evangelização de nosso continente.
Carlinhos
Oração da V Conferencia

Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.
Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-Vos e amar-Vos na comunhão de Vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por Vosso envio.
Dai-nos sempre o fogo de Vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-Vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-Vos no início deste século.
Discípulos e missionários Vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.
Senhor Jesus, Vinde e envia-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.

Nenhum comentário: