sexta-feira, março 07, 2008

NOTÍCIAS DE DOM GUTEMBERG

Saudação de Lábrea!

Nesta nova etapa de vida sinto-me tranqüilo e satisfeito. Acredito que fiz a decisão adequada para o bem da Prelazia de Coari ao renunciar.

Passei uns meses de descanso com destaque para um mês no Mosteiro Água Viva das Monjas Beneditinas em Itacoatiara e uma viagem pela Província Redentorista de Denver e pelas Missões Redentoristas na Nigéria. Ordenei seis padres e sete diáconos redentoristas na Nigéria, de onde dois padres já trabalharam na Prelazia de Coari.

Agora estou em Lábrea a convite do Dom Jesus. Por uns cinco anos, pelo menos, acredito que ainda posso dar uma ajuda nesta Igreja Particular.

A Prelazia de Lábrea fica ao longo do Rio Purus. São quatro Municípios: Pauinim, Lábrea, Canutama e Tapauá. De ponta a ponta da Prelazia, ao longo do Rio, são seis dias de viagem. De Lábrea até Manaus são sete dias. Há avião para Manaus, duas vezes por semana, e é mais caro do que para Brasília. Há também uma estrada de chão para Humaitá que se liga com Porto Velho e o resto do país. O trecho para Porto Velho fica fechado na época das chuvas. O ônibus, quando tem, é de muitos anos, e o passageiro respira e come muita poeira. Todavia, já está influenciando a vida da cidade de Lábrea e esta estrada será um fator importante para a região no futuro.

O povo é em sua maioria descendentes de nordestinos. Sobra dos seringais que existiram na região. Todavia, a população indígena é grande e são muitos povos vivendo em suas terras e malocas. Alguns com muito pouco contato com os brancos. Ainda encontramos dificuldades de relacionamento entre brancos e índios, mas o CIMI e a FUNAI também estão presentes entre os índios.

A religiosidade é devocionista em sua maior parte. Devoção a São Francisco é a mais popular, caracterizada pelas rezas e almoços familiares no tempo da festa do mesmo, mais do que expressões devocionais comunitárias como procissão com grande presença de gente. Na festa da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré também não houve grande massa de devotos na procissão.

Já acompanhei duas religiosas numa visita de desobriga pelo beiradão do Purus, acima da cidade de Lábrea. Aqui usam o termo “desobriga” mesmo para estas viagens. Foi interessante acompanhar e ver o jeito das pessoas fazerem o trabalho pastoral nesta região meio diferente do que eu estava acostumado.

A internet aqui não é muito aproveitável. O único provedor aceita tantos clientes que torna o sistema inútil. Por isso, recorro ao velho sistema postal.

Conto com suas orações e asseguro-lhes de minhas preces.

Dom Gutemberg Freire Regis

Bispo Emérito da Prelazia de Coari

Nenhum comentário: