sexta-feira, março 07, 2008

SEMANA CATEQUÉTICA EM ANORI

A Paróquia da Imaculada Conceição em Anori, sentindo os desafios que vem surgindo na catequese paroquial, organizou a Semana Catequética, realizada no período de 12 a 14 de fevereiro e foi assessorada pela jovem Clarisse Paiva,de Manacapuru, tendo por objetivo propiciar aos catequistas uma maio formação, a fim de que possam crescer na fé, adquirindo novos métodos e desempenhar com amor a missão a eles confiada como “educadores da fé”.

Percebemos que o catequista precisa se um “apaixonado por Jesus Cristo” e fazer da Palavra de Deus uma fonte de sua espiritualidade a sua formação e os conteúdos a serem transmitidos para as crianças e adolescentes, usando sempre a pedagogia de Jesus, isto é, deixar-se conduzir por Jesus e fazer do jeito que Ele fazia.

Indispensável se faz o envolvimento da família para que haja uma formação integral e duradoura dos catequizandos. A catequese não pode se limitar a uma formação doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação para a vida.

Inspirados em João 1,35-40, os catequistas assumiram o seguinte:

“Nós catequistas da Paróquia da Imaculada Conceição de Anori, ouvimos o chamado do Mestre e estamos aqui para ver, ouvir e segui-lo.

Assim como os discípulos de João, também queremos fazer a experiência de viver com Jesus, encher nossos corações com suas palavras, com seu amor e com sua ternura.

Queremos ser catequistas apaixonados por sua pessoa e com entusiasmo anuncia-lo aos catequizandos, sendo testemunhas de fé, vivendo em comunhão com a Igreja, vendo, ouvindo e assumindo as necessidades junto às famílias de nossas comunidades, conscientizando-os na fé e no respeito à vida.”

Coordenação Paróquia de Catequese

Nenhum comentário: