terça-feira, junho 22, 2010

Paróquia São Pedro e São João Batista – Coari



NOVA COMUNIDADE: NOSSA SENHORA APARECIDA

No dia primeiro de maio, com uma numerosa presença de fiéis pertencentes a essa comunidade, foi feita a escolha do seu padroeiro, de comum acordo o povo escolheu Nossa Senhora Aparecida como padroeira da comunidade. A mesma esta situada no bairro Ciganópolis. Aqui pretendo relatar um pouco como começou essa nova comunidade com seus avanços e desafios.

Iniciamos as visitas ao bairro Ciganópolis com a perspectiva de continuar a formação de uma comunidade cristã comprometida com a construção do Reino de Deus.

O bairro está em plena formação. As ruas foram abertas em setembro do ano passado, somente a avenida principal foi asfaltada. Nas demais ruas, quando chove, fica quase que impossibilitado sair de casa e quem tem moto ou qualquer outro veículo não pode transitar.

As casas são em sua maioria de madeira, muitas famílias trabalham nas estradas do município e pelo fato de não ter saneamento básico nas áreas onde trabalham fica difícil transportar seus produtos que acaba, na grande maioria, se estragando. O escoamento da produção significaria melhoria de vida para essas famílias.
Por este bairro ser novo, e de pessoas muito carinhosas e acolhedoras, oriundas em sua maioria do interior, nós como Igreja Missionária de Jesus Cristo estamos evangelizando com muito amor esse povo. O bairro não possui escola, por isso fica na perspectiva da educação do filho ou de se trabalhar para a subsistência da família. Muitos pais optam por trabalhar e, conseqüentemente as crianças ficam a mercê, nas ruas, por não haver uma creche para abrigá-los.

Outro fator que revolta as pessoas é o de não ter um posto de saúde, e na localidade já houve muitos casos de malária e outras doenças que põem em risco a vida dos moradores. As famílias não recebem acompanhamento de nenhuma equipe médica, o que deixa o bairro ainda mais inseguro para os moradores, em se tratando da saúde.

Precisamos que o poder público seja mais ativo nesse bairro que tanto necessita de saneamento básico e infra-estrutura para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Outro fator é que, o bairro não tem um sistema de encanamento de água para as casas, porém, o povo é agraciado por Deus de está situado à margem do Igarapé do Buquará que proporciona água limpa para o uso doméstico. Com isso, a preocupação é com a preservação deste bem natural e divino, pois muitas pessoas o utilizam para a pratica de lazer e também como fonte lucrativa. Assim, é importante que os moradores tomem consciência de não poluir e nem desmatar esse lindo ambiente dado por Deus para que no futuro não venha a sofrer as conseqüências da agressão causada ao meio ambiente.

Pe. Edinaldo Nascimento dos Santos

Nenhum comentário: