quarta-feira, setembro 01, 2010

Plantando Esperança

Aconteceu nesse mês de julho mais uma etapa dos nossos Cursos de Férias. Em Codajás o Curso de Fé e Cidadania chegou a sua quarta e última etapa e em Manacapuru o Curso de Lideranças Cristãs e Escola Catequética se enceraram também.

Nesses anos que estou em Coari, tenho viajado como nunca antes; posso dizer que mais ou menos a metade do ano passo viajando. Em janeiro e julho tenho trabalhado na área da formação humana e cristã de jovens e adultos que fazem um caminhada na Igreja Católica. Ao todo, foram seis cursos acontecidos, sempre nos períodos das férias escolares e mais ou menos umas 500 pessoas participaram deles.

Quase não tenho comentado no blog minhas atividades como padre, uma vez que ele tem como objetivo fazer uma leitura crítica da nossa região. Tem sido uma experiência muito enriquecedora, minha surpresa é a participação dos jovens nesses cursos. Estando com eles, tenho sentido como eles não aceitam nossos políticos, por mais submissos que sejam por uma questão de emprego e sobrevivência. E que estão a procura de um mundo melhor, com mais vida e esperança.

Durante esse período foram dezenas de professores/assessores que convivi diretamente. Gente de várias áreas de estudo, da teologia, filosofia, direito, sociologia, jornalistas, entre outros. Essa convivência foi bastante saudável, de todos eles me fiz aprendiz. Alguns deles de outras regiões do Brasil.

Porém, o que mais valeu nesse tempo foram as viagens, onde convivi com nosso mundo, nossa gente e cultura. Me pus em contato com nosso povo das cidades entre Coari e Manaus, ouvindo deles seus sonhos e esperanças, desafios e lágrimas. Alimentando-me dos mais diversos animais da floresta e bebendo nossos vinhos e licores. Tudo manjar dos deuses! Nessa convivência ouvi as mais diversas histórias de pessoas que não aceitam seus destinos tão cruéis e da estrutura de morte na qual vivem. Gente que tem sonhos e projetos e acreditam num mundo melhor, noutro mundo, mais ainda nesse.

Confesso que construir e realizar esses cursos não foi fácil, mas encarei a cada um, como desafios que poderia junto com outras pessoas, superar. E foram superados.me esforcei diante da construção de uma logística, às vezes, sem lógica, e na ousadia conseguimos os objetivos realizar. Acredito que é com educação e cultura que podemos transformar realidades e mundos; por isso, tenho me esforçado para fazer a minha parte e realizar esses cursos. Se irão dar frutos? Isso só o tempo e Deus responderão. Mesmo sabendo que os frutos podem ser poucos e pequenos; mais carregarei sempre comigo a certeza de que tive a ousadia de semear sementes!

Pe. Zezinho

Nenhum comentário: