quarta-feira, janeiro 05, 2011

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - COARI

"Fazei tudo o que Ele vos mandar"

De tudo proclamado por Jesus, o mais importante e prático é o mandamento do amor vivido em suas mais diferentes formas de servir e ajudar a cada pessoa de quem nos fazemos próximos. Em busca de nos aproximar e partilhar a experiência da comunhão eclesial com as pessoas que habitam nossa área pastoral, as equipes de serviços pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem procurado imprimir um ritmo de trabalho inspirado na dinâmica missionária do ir ao encontro e do acolher quem de nós se aproxima.

Das fortes experiências vividas destacam-se a Pré-Assembléia, na qual as comunidades expressaram sua caminhada realizada até o referido momento (11/09/2010). E iniciaram o tempo de planejamento para 2011. Os sinais de crescimento da unidade paroquial e da co-responsabilidade eclesial foram bem visíveis: as quatro comunidades da cidade se fizeram representadas e houve presença dos irmãos das comunidades rurais. Outro destaque são as visitas realizadas às famílias das comunidades, seja através das pastorais (juventude, catequese, visitação, ministros da comunhão), seja as visitas mais espontâneas (realizadas pelo padre ou outros agentes de pastoral).

Pouco a pouco vamos configurando o formato desejado como paróquia, considerando a necessidade de estruturas permanentes, para continuar o serviço evangelizador, sem esquecer o dinamismo do Espírito que vai além da estrutura. Assim entendendo, nas comunidades urbanas foi muito bem dinamizado o Mês Vocacional através dos encontros a HORA DA FAMÍLIA, a Semana da Família foi o destaque do mês, que se finalizou com a bonita celebração do dia do Catequista; a juventude está em fase de organização da coordenação (PJ) e de ensaio para a visita missionária ao grupo de Codajás (Infância Missionária). A Pastoral Familiar se articula para iniciar o planejamento paroquial 2011 e assume a preparação aos casais que celebrarão o matrimônio no final de outubro.

O grande momento da Paróquia, antes do final do ano, foi no dia 23/10. Todas as atenções se voltaram para a solenidade da Ordenação do Diácono Francisco Assis Rodrigues Libório, mais um filho da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro escolhido do meio do povo, preparado e enviado para o sacerdócio ministerial.

Ele nos mandou amar, proclamar seu Reino, tornar todos discípulos seus. Que a Mãe nos ajude a fazer em nossa vida o que Ele disser.

Pe. Raimundo Gordiano
Pároco

Nenhum comentário: