terça-feira, fevereiro 22, 2011

Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro – Coari

Louvemos por nossa caminhada

Prezados irmãos e irmãs, com a graça de Deus estamos finalizando este ano tão marcante e abençoado. Meu primeiro desafio foi retornar a Coari e me inserir outra vez no ritmo frenético do mundo urbano, numa realidade social ainda mesclada pelo jeito rural de viver em Coari.

Junto com as lideranças das nossas comunidades demos passos importantes. Até fizemos grandes realizações, embora sejamos ainda uma paróquia em fase de construção. Conseguimos nos preparar e celebrar a instalação da paróquia com sua estrutura administrativa e pastoral; realizamos os festejos das comunidades com a ajuda mútua e a participação das comunidades; começamos a construção da casa paroquial; realizamos a pré-assembléia; preparamos e celebramos a ordenação presbiteral de Fco Assis Libório; trocamos o forro da Igreja Matriz; iniciamos uma nova comunidade: Santo Expedito e compramos o terreno para a futura capela; organizamos a coordenação paroquial de algumas pastorais; iniciamos o informativo paroquial e o programa de rádio da paróquia. Finalizamos o ano catequético celebrando a primeira eucaristia de aproximadamente 70 crianças das comunidades urbanas da Paróquia e, a confirmação (crisma) de 53 jovens. Destes, mais da metade já estão atuando em pastorais e irão continuar, com a graça de Deus. O ano pastoral termina com um saldo muito positivo, ao celebrarmos o festejo de Santa Luzia (04 à 13/12). Contou com a participação das outras comunidades atuando na celebração, doando e festejando no arraial. Agradecemos aos demais padres da cidade que celebraram as noites de novena.

A Igreja é a comunhão do povo de Deus sempre a caminho, reunidos no mesmo amor a Jesus. Em cada instância há seus responsáveis. Em nível mundial, o papa; em nível diocesano o bispo; em nível paroquial o pároco; em nível comunitário as coordenações e seus conselhos, mas todos são co-responsáveis. Uns ajudando os outros, ouvindo, sugerindo, questionando e ajudando-se mutuamente.

Por isso e muito mais, nos alegremos e louvemos o Senhor.

Pe. Raimundo C. Gordiano (pela PASCOM)

Nenhum comentário: