segunda-feira, julho 04, 2011

O DESAFIO DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Com a intenção de lembrar a toda a Igreja do Brasil que em sua essência é missionária, foi que a POM (Pontifícias Obras Missionárias) realizou nos período de 04 a 10/06, em sua sede em Brasília a Primeira Semana Missionária para párocos de todo o Brasil, porém, eram somente 44 vagas. A procura foi tamanha pelas vagas, que outro curso já está agendado para outubro deste anos para os que não conseguiram vaga.

Da Prelazia de Coari, esteve participando o Pe. Luis Carlos que também era o único do Amazonas. Foi um tempo muito propício para o aprofundamento da vida da Igreja que deve sempre se lembrar de que é por sua essência missionária. Refletimos um pouco a teologia da missão, a partir do mandato de Jesus: “Ide e fazei todos meus discípulos, batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”. Esse é o mandato que deve inspirar a vida da Igreja e que foi reforçado pela Conferência de Aparecida, de sermos “uma Igreja em estado permanente de missão” (DA). No fundo o mandato de Jesus, o “Ide” é para que todos os povos se tornem discípulos seus. E isso precisa ser levado em conta nos nossos projetos pastorais em todas as instâncias eclesiais.

Mas os desafios são enormes, pois as estruturas não foram criadas tendo em vista o mandato de Jesus, mas quase sempre visando manter acesa a fé daqueles que foram arrebanhados na primeira hora. Daí os grandes desafios para manter os (COMIRES), (COMIDES), (COMIPAS), ou seja, os conselhos missionários que devem manter vivas as articulações que permeiam a mística missionária na Igreja. Independente disso, cada padre, Bispo, leigo, Cristão, deve estar em alerta para este estado permanente da missão. Eis o nosso desafio maior.

Pe. Luis Carlos Sales.

Nenhum comentário: