terça-feira, novembro 08, 2005

NOTÍCIAS DO I CONGRESSO MISSIONÁRIO REGIONAL
O realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro o I Congresso Missionário Regional com o objetivo de animar a missionariedade em nossas Igrejas locais e elaborar nosso rosto missionário. O local do evento foi o Centro de Treinamentos Baromba em Manaus, e reuniu 171 pessoas das Dioceses e Prelazias do Regional Norte I: Roraima, São Gabriel da Cachoeira, Alto Solimões, Coari, Tefé, Borba e a Arquidiocese de Manaus, somente as Prelazias de Parintins e Itacoatiara não se fizeram presentes. A nossa Prelazia participou com dez representantes: Sheila (Coari), Ir. Fátima, Pe. Gordiano e o seminarista Jacson Felizardo (Codajás), Ir. Diva (Anori), Ir. Jurildes (Beruri), Célio e Beatriz (Caapiranga), Anatália (Manacapuru) e Carlos Adalberto – Coordenador da Dimensão Missionária da Prelazia.
O Congresso teve início com a Celebração de abertura, exposição das tendas das Dioceses e Prelazias, as palavras de Dom Luis – Arcebispo de Manaus, bem como da coordenadora do COMIRE: Suyapa Sauceda. Os temas debatidos durantes os três dias do Congresso foram: A Universalidade da Missão, apresentado pelo Pe. Daniel Lagni, A Igreja Amazônica, apresentado por Dom Gutemberg Freire Regis, Missão Local, apresentado por Dom Sérgio Castriani e por último as Sínteses e Conclusões dos Trabalhos.
Durante estes dias, cada Diocese e Prelazia, bem como a Arquidiocese de Manaus, partilharam as experiências missionárias vividas em cada Igreja particular. Um momento muito interessante pelo fato de buscarmos retratar o rosto missionário de cada Diocese e Prelazia. Nestes relatos damos destaques ao fato de que a Amazônia sempre foi vista como lugar de missão, é claro que inda hoje é, mas com uma diferença, agora não só recebemos missionários e missionárias estrangeiros/as, como nos acostumamos a ver de forma expressiva no passado, mas também damos do que temos da nossa pobreza. São inúmeros os missionários e missionárias caboclos e caboclas que aí estão também assumindo essa missionariedade, tanto em nosso país como em missões além fronteira. Só para citar um desses exemplos, a Irmã Elí, Missionária da Consolata, filha de Manacapuru, que inclusive participou do Congresso, vive esta experiência de ser uma missionária além fronteira em Bangladeshi, na Índia. Outro fato importante é que quase todas as Dioceses e Prelazias do nosso Regional já têm seu clero próprio formado. Um outro fato, um tanto triste e lamentável, foi o relato do que aconteceu com a Missão Surumu na Diocese de Roraima, que foi invadida, saqueada e queimada criminosamente na madrugada de 17 de setembro deste ano, por um grupo de pessoas contrárias a presença da Igreja Católica junto aos povos indígenas e ao direito da terra que lhes é garantido pela constituição. Felizmente não houve vítimas. Destruíram o material, mas não destruíram o sonho, a esperança e o projeto de vida desta missão criada em 1909. A Missão Surumu foi o primeiro trabalho dos Beneditinos no meio dos povos indígenas. Na Escola de Surumu passaram gerações de meninas e meninos índios e não índios na educação da fé e da cidadania. Um marco histórico na educação das terras do Rio Branco, formando lideranças, catequistas, professores, auxiliares de enfermagem. Agora a Diocese de Roraima está fazendo uma campanha para reconstrução da missão que tem quase cem anos de fundação. As pessoas que quiserem ajudar podem fazer depósito em nome da Diocese de Roraima Conta: 8848-X Agência: 2617-4 do Banco do Brasil.
Como fruto deste I Congresso Missionário Regional tivemos a realização dos pré-congressos nas Dioceses/Prelazias e na Arquidiocese de Manaus; as parcerias com as congregações para a realização do mesmo; a consciência que se despertou nas comunidades e pastorais do ser e da dimensão missionária; a elaboração do rosto missionário de cada Igreja Local; a organização de novas equipes diocesanas; a partilha de nossa riqueza e pobreza; e os compromissos concretos assumidos por cada Igreja particular segundo suas próprias realidades.
Como Prelazia de Coari, nós assumimos os seguintes compromissos:
1) Identificar uma pessoa como referência em cada paróquia e definir as tarefas que a mesma assumirá;
2) Dinamizar as conclusões deste I Congresso Missionário;
3) Criar eventualmente grupos do COMIPA; 4) Articular parceria com a Pastoral Vocacional;
5) Aproveitar a CF-2007 sobre a Amazônia para impulso missionário;
6) Apoio afetivo e efetivo (correspondência com o coordenador diocesano da Dimensão Missionária);
7) E que as pessoas que participaram do Congresso repassem as conclusões do mesmo em suas paróquias e verifiquem o nome de alguém como referencial para dinamizar o trabalho. O nome dessa pessoa deve ser levado para a Assembléia da Prelazia em dezembro próximo.

Nenhum comentário: