quarta-feira, fevereiro 15, 2006

PESSOAS COM DEFICIENCIA É O TEMA DA CF-2006
A Campanha da Fraternidade deste ano vem trazer para o centro das nossas reflexões a questão das pessoas com deficiência.
Com o tema: Fraternidade e pessoas com deficiência e o lema: Levanta-se, vem para o meio! (Mc 3,3), a CF-2006 vem justamente atentar para a valorização das pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela: física, mental, auditiva, visual ou múltipla. Só no Brasil cerca de 25 milhões de pessoas são atingidas por algum tipo de deficiência.
O tema interessa a todos. E por isso, é importante refletirmos em nossos grupos, setores e comunidades a importância de promover atitudes de verdadeira fraternidade e solidariedade, coerentes com o ensinamento do Evangelho de Jesus.
A CF dentro deste espírito quaresmal, que se inicia na quarta-feira de cinzas, 1o de março, é uma ocasião de tomada de consciência das condições desfavoráveis vividas pelas pessoas com deficiência e uma forma de tomarmos iniciativas humano-afetivas para com estes nossos irmãos e irmãs que são freqüentemente vítimas de preconceito e de discriminação.
“Levanta-te, vem para o meio!” é a frase de Jesus, dirigida ao homem com a mão atrofiada, na passagem do Evangelho de Marcos, e representa o convite feito a todas as pessoas com deficiência para que se sintam acolhidas e valorizadas. O lema traduz também as ações positivas propostas pela Campanha para a inclusão fraterna desses nossos irmãos e irmãs. E uma das primeiras iniciativas é justamente ir ao encontro deles/as; a outra é a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 09 de abril. O material da coleta (cartazes e envelopes) já foi enviado às paróquias. É bom lembrar que a Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pelo gesto fraterno da coleta da solidariedade. Por isso, ninguém deverá ficar de fora. Todos devemos cooperar.
Carlinhos

Nenhum comentário: