quarta-feira, setembro 20, 2006

NOTÍCIAS DA DIMENSÃO MISSIONÁRIA
A Dimensão Missionária da Prelazia de Coari caminha e segue escrevendo sua história nesta imensa região amazônica. Queremos compartilhar com toda a Prelazia nossas experiências missionárias vivenciadas nestes últimos dias e as que ainda estamos por viver.
Juventude Missionária
No mês de agosto, iniciamos na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Chagas Aguiar (Coari), um Grupo da Juventude Missionária (JM), composto por sete integrantes: Alana, Ane, Carlos, Gláucia, Sayonara, Gleidson e Suzi. O grupo se encontra semanalmente, às sextas-feiras, às 18 horas, ao lado da Igreja de N.S. do Perpétuo Socorro.
O grupo se encontra semanalmente, às sextas-feiras, às 18 horas. A proposta é de expandirmos para toda a prelazia esta iniciativa de maneira que nossos jovens possam dar continuidade na sua formação missionária iniciada ainda na pré-infância, passando pela Infância e Adolescência Missionária. Dando assim, ia. Dando assim, uma continuidade à sua formação missionária, não deixando portanto, que se perca o dinamismo e o conhecimento adquirido neste processo de aprendizagem. Claro que se outros jovens se interessarem em participar do grupo, mesmo sem ter feito esta trajetória, serão bem-vindos, mas terão de passar por um processo de formação e acompanhamento. continuidade na sua formação missionária, não deixando, portanto, que se perca o dinamismo e o conhecimento adquirido neste processo de aprendizagem, avançando ainda mais nesta busca do seguimento a Jesus Cristo.
Os jovens que não possuem caminhada missionária e que queiram inserir-se no grupo da JM deverão passar por um processo de formação e integração que lhe esclareça o carisma do grupo do qual irão participar. A idade proposta para os integrantes dos grupos é de 15 a 25 anos e a metodologia proposta é a das quatro áreas integradas: realidade missionária; espiritualidade missionária; compromisso missionário e testemunho missionário.
Na Comunidade do Divino Espírito Santo, no Duque de Caxias, estamos organizando um outro grupo da JM. A proposta também já foi lançada para as demais paróquia e áreas missionárias da Prelazia, afim de criarmos mais grupos da JM. Os subsídios ainda são escassos, mas já temos material suficiente para começar o trabalho. Contamos com a colaboração de todos neste novo serviço de animação missionária da nossa juventude.
Encontro de Formação para Assessores da Infância Missionária (EFAIM)
Nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro, aconteceu em Manaus, no Centro Sócio Educativo Vicente Pallotti, o Encontro de Formação para Assessores da Infância Missionária (EFAIM). Pela Prelazia de Coari participaram do encontro: Elizângela Pereira (Coari), Elissilvia de Souza (Codajás), Maria Tabita e Lázaro Maciel (Beruri), Irmã Diva e Natália Moura (Anori), Irmã Ildes e Alcenira (Manacapuru).
A Elizângela Pereira da Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião em Coari, partilha conosco sua experiência do encontro. Vejamos o que ela diz.
Elizângela: Eu tive a grande oportunidade de participar deste encontro de formação, o qual teve grande importância para mim como assessora. Obtive novos conhecimentos e isso me anima muito para a missão. Todos os temas foram interessantes, porém o que mais chamou minha atenção foi a Psicopedagogia da Idade. O que vai me dar ainda mais forças no trabalho com os grupos da Infância e Adolescência Missionária. Agradeço a Deus por esta experiência maravilhosa em minha vida.
Encontro de Líderes Missionários Infantis
Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, a Infância Missionária da Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião (Coari), estará realizando na Comunidade de São Francisco do Saubinha, o IV Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), com o tema central: “O ser humano, colaborador de Deus”. O objetivo do encontro é capacitar as crianças e adolescentes coordenadores de grupos da Infância e Adolescência Missionária para o serviço de animação, formação, organização e cooperação com as outras crianças e adolescentes, crescendo na experiência do seguimento de Jesus, sob a responsabilidade das Pontifícias Obras Missionárias (POM), dos responsáveis paroquiais e dos assessores e assessoras. Os objetivos específicos para este encontro são: a) Impulsionar o compromisso missionário, a partir da experiência pessoal com Jesus; b) estudar e aprofundar os conteúdos da animação e formação missionária com as crianças; c) promover e impulsionar o serviço de coordenação com as crianças e adolescentes, integrando a ação e a evangelização; d) Animar os coordenadores para que possam ser verdadeiros missionários de Jesus; e) Impulsionar os coordenadores a animar a Infância Missionária paroquial, não esquecendo de sua universalidade.
Pretendemos, a partir deste encontro, formar na Comunidade do Saubinha, um grupo da Infância Missionária.
Deus abençoe nossos pequenos missionários.
(Carlinhos)

Nenhum comentário: