quinta-feira, fevereiro 21, 2008

DESCRIÇÃO DA REALIDADE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ BERURI

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré situada no Município de Beruri, com uma extensa área geográfica de 14.000Km2, está localizada no interior do Estado do Amazonas, às margens do Rio Purus e é um dos mais pobres desta região. Sua população – é em torno de 15.000 habitantes – é de baixa renda e cresce a cada dia, sobretudo na área urbana, devido também ao êxodo rural. Aqui se vive, sobretudo da pesca e da agricultura e também de alguns serviços públicos.

A paróquia abrange todo o município e é composta de 56 comunidade: 50 comunidades ribeirinhas, situadas ao longo do Rio Purus, dos lagos, dos paranãs e dos igarapés, cujo o único meio de transporte é o fluvial, além de 06 comunidades na área urbana. As visitas às comunidade ribeirinhas acontecem duas vezes ao ano, através de um barco, cujas viagens ocasionam em si uma grande despesa, por causa das distâncias.

Devido ao crescimento demográfico, a nossa Igreja Matriz já não comporta os fiéis que participam das missas dominicais – mesmo havendo celebrações nas comunidades urbanas – e/ou em outras grandes celebrações litúrgicas.

Com a graça de Deus, temos um bom número de fiéis e entre eles existem vários que participam de nossas pastorais: Batismo, Catequese, Criança, Dízimo, Juventude, Ministros, Finanças, Coroinhas, Rural, Vocacional, Legião de Maria e Liturgia.

Padre Alberto Gomes da Silva

Nenhum comentário: