terça-feira, fevereiro 22, 2011

Paróquia São Pedro e São João Batista - Coari

ASSEMBLEIA PAROQUIAL: Estamos vivendo momentos pós Assembléia Paroquial, que foi realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro. Onde pudemos contar com mais de 70 lideres de pastorais e demais membros da Paróquia. Na realidade, vários momentos se tornaram kairós (em teologia, diz-se do tempo não cronológico, mas do tempo de Deus; tempo propício para a graça de Deus) para nós na caminhada. É um tempo muito valioso e precioso para mim, tenho a ousadia de chamá-lo de Tempo Pascal. No momento de nossa Assembléia cada palavra teve um peso e falou alto para nós, sobretudo, a respeito do crescimento de nossa consciência batismal comprometida e atenta a voz do Espírito que sopra onde quer, e em quem quer. A mesma foi iniciada com a Oração preparada pela Pastoral da Catequese. Em seguida eu Pe. Edinaldo falei algumas palavras de ânimo e esperança afim de fazermos daquele espaço uma oportunidade e que pudesse transcorrer tudo com muita alegria e dinamicidade. Pe. Zezinho ajudou a refletir sobre a realidade da nossa Paróquia. E em grupo promover um debate olhando para o Plano de Evangelização da Prelazia a partir do VER. No segundo dia começamos com a Plenária de Avaliação das Pastorais. Continuando com o momento que denominamos de Reflexão Paroquial, onde tratamos as questões prática do nosso caminho pastoral. Outro aspecto avaliativo foi o que chamamos de Planejamento das Ações Pastorais, para organizar o calendário de 2011. Foi apresentada também a Contabilidade Anual para os lideres, com a finalidade de esclarecer como estamos administrando o dinheiro da Paróquia e, o que temos. Por fim, tivemos a Fila do povo, onde todos poderam contribuir falando nesse momento, e finalizamos com o almoço e a Foto Oficial para arquivo.

ESTÁGIO SEMINARÍSTICO: Mês de janeiro acolhemos na nossa Paróquia dois seminaristas da Prelazia de Coari, Delacir Araújo Mendes e Luciano Sá Ribeiro, ambos naturais de Codajás. Foi muito positiva a presença desses missionários aqui conosco, assumimos não só com a hospedagem, mas dinamizando as suas refeições nas famílias pertencentes ao território da nossa Paróquia. Somos gratos em tê-los conosco por este período de estágio. Estamos juntos rezando pela sua permanência.

VILA LOURENÇO: Começamos desde o ano passado uma caminhada celebrando a vida junto com as pessoas que vivem nesta localidade, situada no 8º kilometro da Estrada Coari-Mamiá, trabalho este o qual fomos solicitados a continuar com a nossa presença. Como Igreja Católica organizada estamos muito felizes e tem tudo para dá certo e ser uma excelente comunidade, depende só de nós. Temos dois seminaristas (Jair Vieira e Edson Rodrigues Cavalcante) dispostos a desenvolver suas atividades pastorais nesta parte da paróquia.

UM ANO DE PARÓQUIA: dias 14 de fevereiro completaremos um ano que a então chamada Área Missionária São Pedro, passou à categoria de Paróquia. É uma data histórica para nós paroquianos. Já avançamos muito, e lembramos com muito carinho o esforço e dedicação dos nossos irmãos e amigos padres que contribuíram com essa nova Paróquia. Eles fizeram a sua parte na medida de suas possibilidades. Agora é a nossa vez! Necessitamos ter uma visão futurista. Pensar além de nós, os que virão depois. Estamos caminhando com muita delicadeza e responsabilidade. Sabendo que uma Paróquia que tem como meta anunciar o Reino, ela é bem diferente de um órgão qualquer. Na Paróquia ninguém disputa poderes, nem status, nem o desejo de ser dono, nem escolher o melhor, mas tudo e tão somente por causa de Cristo. Mas devemos nos dedicar para organizar e estruturar conforme o necessário. Estamos conscientes de que sem a presença do Espírito Santo, não há possibilidade alguma de se realizar algo. Pedimos a sabedoria do Espírito para nos iluminar a sermos mais humano e mais cristão.

Pe. Edinaldo Nascimento dos Santos - Pároco

Nenhum comentário: