segunda-feira, julho 04, 2011

PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR - MANACAPURU

“Muitos passos já foram dados, muitas vidas também doadas, mas estamos só no começo de uma bela jornada”. Jornada esta que é conduzida pela presença transformadora do Espírito Santo agindo na vida e na história de nosso povo. É bonito ver que a doação é um ato de puro amor e santidade. A pessoa que se doa, imita a doação do próprio Cristo. Cristo não se entregou somente na cruz, mas sim em todos os momentos que esticou a mão, que deu um sorriso, que pronunciou uma palavra, que abraçou alguém, Ele deixou um pouco de si para o mundo. E fez isso para nos deixar mais próximos.

É esta doação que queremos relembrar de muitos irmãos que se fizeram presente nesta grande Vitória que hoje, 22 de maio, celebramos um ano de vida da Paróquia Cristo Libertador. Seria cruel imaginar que o Deus que se faz homem, se faz como um homem inatingível. Mas nunca foi essa a proposta de Deus. Deus que se faz homem no Cristo faz-se como eu e você e em muitas outras pessoas que se doaram a Deus para que sua Igreja hoje aqui fosse edificada pela ação do Espírito Santo. E
mostra por meio da doação e da entrega que cada um também é capaz de se entregar.

Se entregar é rezar, é estar em oração, em contato íntimo com o Divino. Seja no simples trabalho de entregar um folheto na porta da Igreja, seja cantando no ministério de música, seja suando um pouco em favor da festa da sua comunidade, seja gastando seu tempo e saliva se dedicando à catequese, mas sempre olhando para o céu. Pois a verdadeira doação é aquela que não é fim, mas meio, meio que nos leva ao Pai. Da mesma forma que nos reunimos com os amigos em torno de uma mesa para fortalecer os laços de amizade e nos encontramos. Da mesma forma que damos flores a alguém com a intenção de demonstrar o nosso amor. Devemos nos doar, pelo simples fato de se doar, porque isso me leva ao Pai e faz com que eu e Ele sejamos um.

A grande beleza de viver como Igreja é ver uma grande multidão, um grande grupo, uma comunidade inteira que se doa se tornando um em Deus e fazendo com que Deus se doe por meio de todos.

Ao me doar pro meu irmão é como se o próprio Deus se doasse por ele por meio de mim. E isso é divino.

É gratificante quando você termina um encontro de catequese e vendo sua turma ir embora, mesmo cansado, com dor nas pernas, com a garganta seca, você sabe que eles levam um pouquinho de Jesus no coração. Jesus que foi doado por você.

A pessoa que entende que “doar-se” é “se dar”, entende a experiência de Jesus. Ser doação é conseguir que a cada encontro, a cada palavra, um pouco de você vai embora e um pouco de Jesus fica no coração daquele que foi servido.

Isso é maravilhoso, isso é doação, isso é entender Jesus, isso é ser cristão! Obrigado meus irmãos, aos familiares daqueles que já atenderam o apelo do Pai, por suas vidas doadas ao serviço do Reino de Amor.

Pe. Francisco Assis Libório

Nenhum comentário: