terça-feira, abril 17, 2012





BILHETE DO BISPO

O Cardeal Cláudio Hummes visita a Prelazia de Coari





Na data de 28 a 30 de março de 2012, o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo e ex-prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano e o atual Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, visitou a Prelazia de Coari. Foi uma honra recebermos uma visita tão ilustre que trouxe muita alegria para a nossa Igreja Particular.


Esta foi a primeira vez que um cardeal visitou a nossa Prelazia. Na quinta-feira, dia 29, pela manhã, o cardeal foi de rabeta visitar uma das Comunidades da Zona Rural a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Costa do Juçara, que fica localizada na outra margem do Rio Solimões. Na volta, visitou a nossa bonita Catedral de Coari. Na parte da tarde, em uma reunião especial, ele se encontrou com Dom Marcos e os padres presentes em Coari: Pe. Raimundo Gordiano, Pe. Assis Libório, Pe. Edinaldo Nascimento, Pe. Agnaldo Silva e Pe. Francisco Aureomar, C.Ss.R. Durante o encontro o Cardeal nos apresentou os objetivos da Comissão Episcopal para a Amazônia: a Igreja do Brasil se volta para a Amazônia e a questão da nova evangelização. O cardeal falou também sobre algumas metas da Comissão Episcopal para a Amazônia: 1 - Incentivar a realização do Projeto Igrejas-Irmãs. 2 - Colaborar na construção de uma Igreja toda ministerial e missionária, oferecendo suportes para a realização de cursos de formação de catequistas, agentes de pastorais, padres e consagrados. 3 - Favorecer a sensibilização para com as vocações locais. 4 - Criar um Centro Nacional de Documentação da Amazônia. 5 - Criar uma Instituição de Coordenação da Cooperação da Igreja no Brasil, dos Institutos Religiosos e de organismos de voluntariado existentes, para promover ainda mais a Dimensão Missionária Inculturada na Amazônia. Ele abordou também a questão das formas de participação nos projetos de ajuda econômica, bem concretos.



Depois da sua breve apresentação, o Cardeal ouviu as nossas experiências e as nossas expectativas diante da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. Foi um intercambio muito proveitoso e uma bonita expressão de comunhão eclesial. Após o encontro com os padres o cardeal Cláudio Hummes, visitou a cidade e quase todas as igrejas de Coari.



À noite do dia 29, ele presidiu a Missa na Matriz da Paróquia de São Pedro e São João Batista onde o pároco é o padre Edinaldo. Terminada a missa, muito bonita por sinal, o Cardeal fez uma visita ao nosso Seminário Sant’Ana.



Na sexta feira, pela manhã, o Cardeal viajou para Manaus. Queremos agradecer de coração ao Cardeal Cláudio Hummes pela visita fraterna à nossa Prelazia e queremos o assegurar da nossa oração pelo seu apostolado em prol da Igreja na Amazônia.



+ Dom Marcos Piatek, C.Ss.R.

Nenhum comentário: