terça-feira, abril 17, 2012


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - CODAJÁS



Ao longo do mês de março e início de abril, nossa paróquia realizou algumas atividades marcantes na vida dos paroquianos. No dia 03 de março a Infância e Adolescência Missionária comemoraram seus dez anos de fundação aqui na Paróquia. Foi um momento em que as crianças e adolescentes apresentaram seu lado artístico com uma programação toda especial na Praça Dom Mário.


No dia 04 de março, aconteceu a Visita Missionária na Comunidade de Florisbela. Aproximadamente 70 agentes de Pastoral realizaram esta visita que tinha por objetivo verificar a possibilidade de construir uma comunidade católica na referida localidade. A área está tomada por evangélicos, acreditamos que 98% da população não vêem a necessidade de uma comunidade católica no local, resposta esta dada pelos próprios moradores. Não pretendemos medir forças com nossos irmãos Evangélicos.


No período de 10 a 19 de março, a Comunidade de São José no Bairro Grande Vitória celebrou o seu padroeiro. Com o tema: “São José conversão e saúde: a arte de curar e prevenir enfermidades” aprofundamos o tema da CF-2012 e refletimos acerca da conversão como cura espiritual. Foi um momento forte de oração, reflexão e confraternização. E ainda para aprofundar sobre a questão da Saúde no nosso município, na semana de 20 a 29 de março, os Grupos de Fé Católica se reuniram para realizar o Encontro da Campanha da Fraternidade em Família.
Na data de 21 a 28/03, a Equipe de Evangelização Rural realizou visita nas Comunidades da Área do Badajós. No dia 24 de março aconteceu o primeiro Pjotão da Pastoral da Juventude da Paróquia na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com a assessoria da Irmã Terezinha, foi estudado o Documento 85 da CNBB, que aborda acerca da Evangelização da Juventude. Cerca 30 jovens participaram. No próximo encontro, marcado para o dia 21 de abril, será dada continuidade a este estudo.


Há três anos a Paróquia realiza o Ajuri das Comunidades. Um tempo propício para oração e reflexão da nossa caminhada de comunidade, confraternização e lazer. Esse ano o Ajuri aconteceu nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril na localidade do Taracoá, Comunidade de São Sebastião. O tema “Confraternizar na comunidade é liderar com responsabilidade”, possibilitou aos participantes a reflexão acerca da sua caminhada na comunidade e a caminhada da própria comunidade na qual realiza seu serviço evangelizador. Com muitas reflexões embasadas na Palavra de Deus e dinâmicas, concluímos que necessitamos avançar no anúncio do Evangelho, no testemunho de vida, na prática da oração e da acolhida, na partilha e solidariedade entre as comunidades. As crianças também se divertiram e aprenderam muito, pois uma equipe realizou várias atividades com elas ao longo do Ajuri. Participaram aproximadamente 115 pessoas. Este ano damos destaque aos agentes de pastoral que participaram pela primeira vez.


A Semana Santa foi vivenciada com muita oração em nossa Paróquia. Ao longo da semana, em todas as comunidades houve celebração, com participação assídua do povo católico. Destacamos a participação da juventude na encenação da Paixão de Cristo, realizada no calçadão da Comunidade de São Sebastião. Também um grupo de pessoas se disponibilizou a celebrar o Tríduo Pascal na zona rural, nas Comunidades de São Sebastião no Taracoá e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Murituba. Agradecemos a disponibilidades desses missionários que vivenciaram essa experiência. E assim a Paróquia está caminhando no anúncio de Jesus Cristo. Pedimos ao Espírito Santo que ilumine a cada um, renovando suas forças para continuar a missão de Cristo.

Nenhum comentário: