sexta-feira, março 01, 2013

I ASSEMBLÉIA PRELATÍCIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

 
 

Com o tema “EUCARISTA: Núcleo Central da nossa Missão”, a Infância e Adolescência Missionária realizou sua primeira Assembléia Prelatícia, nos dias 16 e 17 de fevereiro 2013, na Paróquia Cristo Libertador em Manacapuru. O evento reuniu Coordenadores e Assessores dos grupos da Infância e Adolescência Missionária das Paróquias de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga e Manacapuru, apenas a Paróquia de Beruri não enviou representantes.

Mais de 100 crianças e adolescentes estiveram reunidos com o objetivo de eleger uma Coordenação Prelatícia da IAM, a fim de dar maior dinamismo, acompanhamento e assessoramento às atividades desta Obra Pontifícia na Prelazia de Coari; apresentada a situação da IM em cada paróquia, sua história, conquistas, avanços, desafios e perspectivas.

O primeiro dia de Assembléia foi assessorado pelo Pe. Raimundo Carvalho Gordiano que abordou o tema central, destacando que a Eucaristia fundamenta nossa missão. É a memória celebrada e atualizada da pessoa de Jesus e de sua missão para os dias de hoje. Não existe missão bem sucedida sem alimentar-se de Jesus, na Palavra e na Eucaristia; Não há verdadeira Eucaristia sem a vivência e o anúncio do Evangelho-missão. A comunhão alimenta a missão e a missão dar sentido à comunhão. A Eucaristia nos traz o Cristo, a missão nos faz levar o Cristo aos outros.

 Ainda neste mesmo dia, tivemos a oportunidade de ver a situação da IAM em cada paróquia, um momento de muita alegria, por sabermos que mesmo nas dificuldades as crianças e adolescentes, juntamente com seus assessores assumem ardorosamente este mandato de Jesus de anunciar a Palavra de Deus, de cooperação na ação evangelizadora de outras crianças e adolescentes e de levar alento e ajuda material e espiritual aquém precisa.

Durante a noite, realizamos uma linda Noite Cultural, onde as crianças apresentaram seus talentos através da música e da dança, tudo isso acompanhado de muita alegria.
 
 
No segundo dia de Assembléia, foi apresentado pelos Carlinhos, Coordenador da Dimensão Missionária da Prelazia e Assessor da IAM, um pouco da história desta Obra no Brasil. Depois foram conduzidas as orientações para a Eleição da Coordenação Prelatícia da IAM, com a finalidade de dar maior dinamismo e melhor acompanhamento e assessoramento às atividades e eventos referentes à Obra da Infância Missionária, em todos os seus níveis de formação nas diversas Paróquias da Prelazia de Coari.

A Coordenação ficou composta pelas seguintes pessoas: Alcilene Matos de Almeida – Coordenadora; Raimunda Pereira dos Santos – Vice coordenadora; Edjane Pereira Vale – 1ª Secretária; Ayslem Reis Barroso Eugênio – 2ª Secretária; Jaqueline Pereira dos Santos – Tesoureira; Juliana – Vice tesoureira; Avanir e Carlos Adalberto Souza da Paz – Assessores.

Esta coordenação terá um tempo de mandato de 2 anos.

Nossos parabéns a estas pessoas que se prontificaram em desenvolver este serviço de animação e assessoramento de nossas crianças e adolescentes em nível de Prelazia. Deus proverá para o êxito de vocês.

Alguns compromissos:

1. Celebrar e difundir a vida e o exemplo dos Santos Padroeiros da Infância Missionária:Santa Teresinha do Menino Jesus no dia 1º de outubro eSão Francisco Xavier no dia 03 de dezembro.

2. Realizar o Ano da IAM em comemoração aos 170 anos de fundação da Obra da Infância Missionária, de maio/2013 a maio/2014. Com a seguinte proposta: realizar missãozinha com as crianças; estudo de formação (EFAIAM, ELMI); visitas e encontros nas casas, grupos e setores; celebrações missionárias na cidade e zona rural; oficinas de teatro, música e dança e gincana nas escolas; acampamentos missionários.
 

Assimcomo os discípulos de Emaús, façamos a experiência da fé que nos anima e nos faz ser discípulos e discípulas que partem com coragem, em missão. Vamos, pois, todos nós, depois de experimentarmos e celebrarmos a alegria da ressurreição de Jesus na nossa história pessoal e comunitária, retomar o caminho e levar essa alegre notícia a todo povo, especialmente àqueles que esperam ansiosamente por ela. Ser missionário é ser portador de uma mensagem de esperança e de alegria. Que possamos ao retornarmos para nossas casas, paróquias e comunidades estar cientes desta nossa missão.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”
 
Carlos Adalberto Souza da Paz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: