segunda-feira, janeiro 16, 2006

BILHETE DO BISPO
BOAS VINDAS, CARO CONFRADE!
“Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.”(Mt.4,18-20).
O anúncio do bispo Coadjutor da Prelazia de Coari aconteceu no dia 30 de novembro de 2005. Dia da festa de Santo André. A Liturgia da festa deste Apóstolo traz a descrição de Mateus sobre o encontro vocacional dos dois irmãos (Pedro e André) enquanto trabalhavam lançando as redes ao mar, pois eram pescadores.
É dos ocupados e dos trabalhadores que Deus precisa para evangelizar e ajudar a construir o Reino. Os desocupados ou ocupados em fazer nada, não adianta chamar, pois não vão trabalhar mesmo na roça do Senhor. Vão querer emprego e não trabalho.
André assumiu ser discípulo de Jesus. Em João 1,35-42, ele se mostra o primeiro grande missionário de Jesus. “André foi e achou primeiro seu irmão e disse: “Achamos o Messias”. Então André levou seu irmão a Jesus. Jesus, olhando para Simão, disse: “O seu nome é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas” (Cefas é o mesmo que Pedro e quer dizer pedra).
Feliz coincidência esta do anúncio do novo bispo da Prelazia de Coari com a festa do Apóstolo André. Acredito que Deus sinaliza que o novo bispo vem como discípulo do Senhor, convidado pelo irmão maior Bento XVI. Vem tornar-se pescador de gente no Médio Solimões. “Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram”. O novo bispo logo deixou sua terra, seu trabalho de Reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Lançou-se na aventura da fé e no carisma de Missionário Redentorista para servir os mais excluídos. Sua missão agora, em nome de sua Congregação, é fortalecer a Diocesaneidade duma Igreja Particular em formação. Em nome de sua Congregação assume o ministério eclesial universal. Torna-se bispo para cuidar com o colégio dos bispos da Igreja toda, especialmente da Prelazia de Coari.
Com o Apóstolo André, sua missão, começando em casa, expande-se para toda Igreja. Maria, como Mãe Aparecida ou com os vários títulos populares na Prelazia: Nossa Senhora de Nazaré, Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Graças e tantos outros é outra pessoa muito presente na vida do novo bispo e da Prelazia. Que ela interceda por todos.
+D. Gutemberg

Nenhum comentário: