segunda-feira, janeiro 16, 2006

XXX ASSEMBLÉIA PASTORAL DA PRELAZIA DE COARI
Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2005, a Prelazia de Coari realizou sua 30a Assembléia Pastoral na Paróquia de Nossa Sra. de Nazaré, em Manacapuru. 94 representantes das Paróquias e Área Missionárias da Prelazia, entre eles coordenadores de comunidades, representantes do Conselho de Pastoral, do Conselho de Finanças das paróquias, representante dos seminaristas da Prelazia, representante do Conselho de Leigos, membros da Coordenação de Pastoral, sacerdotes, religiosas, nosso Bispo Dom Gutemberg e o padre Manoel Soares, vice-provincial dos Padres Redentoristas, estiveram reunidos em Conselho Prelatício.
Nestes três dias de Assembléia, em primeiro lugar celebramos a nossa fé. Toda a Assembléia foi uma oração feita de várias maneiras.
Uma experiência de oração, sempre é uma experiência de fraternidade, de convivência, que também foi partilhada com as pessoas que hospedaram, com boa vontade e interesse, os participantes da Assembléia.
A Assembléia não aconteceu só no centro de Formação, mas de modo especial, na comunidade paroquial, em destaque os lares das famílias e aquelas pessoas que estavam envolvidas nos serviços para dar mais harmonia no Centro de Treinamentos e todos nós assim fizemos parte dessa Assembléia.
Queremos que esta experiência seja um testemunho batismal, de como Igreja, evangelizar, passar adiante a Boa Nova. Ajudar cada vez mais a ser um povo bem disposto para o Senhor. Afinal, essa Assembléia despertou-nos para a mística, que cada um como batizados e que todos nós como Igreja, precisamos ser “Discípulos e Missionários” do Senhor.
Durante estes dias procuramos rezar, meditar, nos fortalecer nesse dinamismo de aprendizagem, sempre dispostos e interessados em continuar a aprender a seguir o Senhor Jesus. E sempre conscientes, dispostos e decididos a passar adiante essa missão, essa Boa Nova.
Nessa experiência foi tentado um relance da realidade, uma análise de conjuntura, ver como é que está essa realidade que nós vivemos; quais são as situações em que precisam ouvir a Boa Nova; como é que as pessoas estão vivendo ou não vivendo a Boa Nova; como é que esta caridade está sendo praticada ou não nas estruturas, nos trabalho, nos relacionamentos, na vida social, na vida eclesial; como é que esta situação toda está diante de nós.
Nós olhamos o que fizemos no ano passado, os exercícios de casa, que nós chamamos de projetos de compromisso de comunidade, como referência de comunhão, de solidariedade, de irmandade, dessa vontade de realizar juntos, nesse compromisso de dizermos como Igreja, que temos uma missão comum. Nós temos estes projetos que são bandeiras, pontos de referência que cada paróquia, através dos seus representantes, levou para casa. Será que elas fizeram mesmo?
Olhamos isso durante essa Assembléia, traçamos idéias, fizemos avaliações e renovamos esse compromisso.
Também verificamos como um estudo, uma capacitação para os participantes da Assembléia, o Ensino Social da Igreja. Para estudar um pouco como é que o Evangelho incide na questão do desemprego, do relacionamento no trabalho, na economia, na questão dos direitos humanos, na questão do bem comum, da cidadania.
O Evangelho é que morde o dia-a-dia da sobrevivência como sociedade na produção, na comercialização, na associação, no sociativismo. Em todas essas áreas da vida humana, como é que o Evangelho incide nisso. Isso é chamado de Ensino Social da Igreja.
Uma característica que a gente pode ver, é que nossa Igreja caminha e precisa ser auto-suficiente, auto-sustentável de pessoal e de recursos. Estudamos esses instrumentos que precisamos dinamizar, para que a Igreja possa se auto-sustentar. Precisamos pensar nisso também. Isso é uma parte da preocupação da Assembléia, além de como planejar, orientar, conscientizar, trocar experiências, pois tudo isso nos ajuda a crescer juntos. Há muita solidariedade entre as comunidades, entre as paróquias também, o que nos ajuda a conhecer as dificuldades que cada uma enfrenta. Isso também ajuda melhor a gente a repartir.
A outra coisa que marcou a nossa Assembléia foi a chegado do Novo Bispo Prelado Coadjutor da Prelazia de Coari, Monsenhor Joércio Gonçalves Pereira. A ordenação dele está marcada para o dia 25 de fevereiro no Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo, e a chegada e a tomada de posse no dia 26 de março em Coari.
Foi planejado na Assembléia cada paróquia se fazer presente neste dia em Coari, para acolher o Novo Bispo na tomada de posse. Depois, claro, cada paróquia terá a oportunidade de fazer uma acolhida maior.
E assim, partilhamos essa experiência da nossa Assembléia, deixamos que você reze pela caminhada da nossa Igreja, para a caminhada desses trabalhos na Prelazia.
Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: