terça-feira, março 14, 2006

IX ASSEMBLÉIA DO COMIRE
Nos dias 03, 04 e 05 de março, no Centro de Treinamentos Maromba, em Manaus, aconteceu a IX Assembléia do COMIRE do Regional Norte 1 da CNBB, que teve como tema: “Metodologia na Dimensão Missionárias”.
A Assembléia reuniu cerca de 30 representantes das Dioceses e Prelazias de Parintins, Tefé, Coari, Borba e da Arquidiocese de Manaus. As Dioceses de São Gabriel e Roraima e as Prelazias do Alto Solimões e Itacoatiara não enviaram representantes. Pela nossa Prelazia participaram 5 representantes: Carlos Adalberto, Vanuza Lima, Luciane Miranda, Anatália Vasconcelos e Adalberto. Dom Gutemberg também participou representando a CNBB Regional.
Durante este dias vimos as preocupações, os desafios e o que está acontecendo em nossas dioceses e prelazias a partir do Congresso Missionário Regional e que lugar ocupam as decisões e prioridades assumidas por cada diocese e prelazia durante o Congresso. Vimos também com o professor Cláudio Frota da UFAM como fazer Planejamento Estratégico (necessidades de um bom planejamento, desculpas que impedem um bom planejamento e as etapas do planejamento). Em sua explanação ele disse que opiniões do tipo (é visionário demais; isso nunca foi tentado; isso não vai funcionar; por que mudar? Está bom assim; não temos pessoal; não temos equipamento; a mudança será muito radical; estamos bem desse jeito), são tipos de opinião que destrói qualquer parceria e impedem um bom planejamento. Disse também, que o planejamento é necessário porque: “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”.
Planejamento precisa ter foco (o que queremos fazer, como vamos fazer, quando vamos fazer). Visão sem ação é um sonho, visão com ação focada, planejada e compartilhada podem mudar o mundo.
O planejamento serve como uma ponte sobre o precipício para superar a situação atual para uma situação melhor. O planejamento dá oportunidade de florescer no meio do deserto. Se não trabalhamos com planejamento seremos árvores secas. Planejamento é um processo que exige ação (executar a tarefa), definir como vai chegar lá, educar o povo para executar a tarefa e controlar o que está sendo feito.
Os passos para um planejamento são: ter uma Missão, nossa razão de ser, os serviços que pretende prestar; ter Visão de Futuro, o que se pretende ser no futuro; olhar quais são os nossos Valores (ética, respeito, participação, parceria, igualdade, transparência, criatividade, evangélicos); fazer um Diagnóstico Situacional, alto análise do que somos (pontos fortes, pontos fracos, alternativas e dificuldades); tendo como referência as Diretrizes, rumos estratégicos traçados; visando sempre as Metas, os alvos a serem seguidos e também a serem cobrados;
Para por em prática tudo isso que foi apresentado, fizemos uma Oficina, orientada pelo padre Ronaldo Mendonça, numa maneira de exercitarmos a aprendizagem.
Houve também oportunidade para um encontro dos responsáveis pela Infância Missionária e outro dos Coordenadores Diocesanos da Dimensão Missionária para analisar o Regulamento do COMIRE.
Em nossos momentos celebrativos procuramos fazer ressoar os ECOS do I Congresso Missionário Regional e fizemos memória de um ano da morte da Irmã Doroty Stang, que em 35 anos de trabalho em Anapu - Pará, plantou vida e esperança na defesa e na promoção dos direitos de trabalhadores rurais. Sua luta incansável e contagiante pela dignidade humana e pelo uso sustentável dos recursos naturais, embora momentaneamente abalada, permanecerá acesa entre aqueles e aquelas que batalham por justiça. Irmã Doroty respondeu com a leitura da Bíblia aos seus assassinos, que mancharam de sangue a camisa que trazia no peito a inscrição: “A morte da floresta é o fim da nossa vida”, marca registrada da missionária.
Agradeço a presença da Luciane Miranda, representando a Paróquia da Imaculada Conceição (Anori), a Vanuza Lima, representando a Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião (Coari) e a Anatália Vasconcelos e o Adalberto, que estiveram representando a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Manacapuru). Peço que os mesmo levem a sério o que aprendemos nesta Assembléia e que façam o repasse do conteúdo da Assembléia em suas paróquias.
Carlos Adalberto Souza da Paz

Nenhum comentário: