terça-feira, abril 18, 2006

IRMÃ VIRGÍNIA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NA ÍNDIA
No período de 28/02 a 13/03, Irmã Virgínia Sandrin, da Congregação de Jesus (Codajás), participou de uma Conferência Social junto com Irmã Dulce Maria, que já trabalhou em Codajás e mais outras 42 irmãs da Congregação de Jesus, representantes das casas dos quatro continentes: América, África, Europa e Ásia. A finalidade desta conferência foi de fixar a atenção sobre a missão universal da Congregação de Jesus na atual situação do mundo, abordando os seguintes conteúdos: 1. A espiritualidade bíblica e a opção pelos pobres; 2. Análise social global “estrutura sócio-político-econômica, que causa pobreza e injustiça”; 3. Promoção da justiça, levando as respostas das comunidades: o que estamos fazendo em nossa província em resposta às necessidades de nosso povo para construir uma sociedade mais justa?
Além dos dias de trabalho, de reflexão e oração, houve oportunidade para visitas a alguns centros de ação social e promoção das Irmãs da Congregação de Jesus em diferentes cidades e também aos centros religiosos: Hindu, Budista, Muçulmano e outros templos de construções antigas e modernas.
Na Índia existem mais de 100 línguas diferentes numa população de mais de um bilhão. Ainda funciona o sistema de “castas”, classes sociais fechadas. A religião tem muita influência, o fundamentalismo é forte, gerando violência e morte. O povo indiano é um povo que trabalha muito a arte nas mãos, a dança, a maneira de se vestir e decorar. É um povo acolhedor com sorriso lindo.
Para irmã Virgínia essa experiência lhe reavivou em sua vida religiosa “a opção da opção” pelos pobres e ainda, que não podemos estar sozinhos fazendo o trabalho isolado. Todos que querem justiça, paz e integridade da Criação têm que se envolver.
Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: