sexta-feira, maio 12, 2006

JUVENTUDE É TEMA DA 44ª ASSEBLEIA GERAL DA CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontra, em Itaici – SP, como Assembléia Geral, pela 44ª vez.

A CNBB em sua trajetória, desde 1952, procura ser o rosto da Igreja, atenta ao retrato da sociedade brasileira, ao fazer uma leitura da realidade, à luz do Evangelho, e ao traçar diretrizes pastorais que respondam às necessidades do momento histórico. A cada ano, reúne-se o episcopado brasileiro para tratar de uma extensa pauta de trabalhos que se desenvolvem cuidadosamente distribuídos ao longo de dez dias.

O tema central da Assembléia Geral/2006 versa em torno da Juventude, dada a necessidade de a Igreja melhor compreendê-la e com o intuito de promover sua maior participação no processo de evangelização: “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais”. De conformidade com o texto base, o assunto está sendo discutido a partir de ângulos que devem ser contemplados no processo de Evangelização da Juventude: 1. Elementos para o conhecimento da realidade dos jovens 2. Um olhar de fé a partir da Palavra de Deus e do Magistério 3. Desafios, princípios orientadores e pistas de ação.

O documento, motiva o episcopado para juntos encontrarem caminhos, mecanismos e meios para favorecer o desenvolvimento integral dos jovens, como por exemplo: educação aos valores cristãos, formação bíblica e teológica, iniciação à vida litúrgica, anúncio do querigma, ensino religioso nas escolas e universidades, educação para a solidariedade e para a fraternidade, superação de preconceitos e formação para a ação. A formação da juventude visa à promoção da dignidade de sua vida em todos os aspectos.

"A Juventude deve estar no coração da Igreja e ser fonte de renovação da sociedade", por isso, o objetivo do episcopado brasileiro é de renovar a opção afetiva e efetiva de toda a Igreja pela juventude numa busca conjunta de propostas concretas que favoreçam uma verdadeira evangelização desta parcela da sociedade.(Fonte: site da CNBB)

Nenhum comentário: