sexta-feira, maio 12, 2006

VISITAS PASTORAIS DE DOM JOÉRCIO EM BERURI
Depois de minha posse, dia 26/02, fui dia 23/04 fazer minha primeira visita à Paróquia de Beruri. Foi também minha primeira viagem de barco. Vieram me buscar na boca do Purus em uma lancha muito veloz. Chegando, fui muito bem recebido pelo padre Orlando e comunidade. O calor era grande, mas grande também foi o carinho das pessoas. À noite tivemos uma missa campal, porque a igreja Matriz de Nossa Sra. de Nazaré era pequena para tanta gente. Foi uma celebração muito festiva e pude perceber a fé e o carinho do povo para com o novo bispo. Tive também contato com as autoridades do município e pude conhecer as escolas, hospital e demais comunidades que formam a paróquia, bem como o Conselho de Pastoral e o Conselho Econômico Paroquial.
Dia 25/04, saímos com padre Orlando para integrarmos a equipe que já estava em plena atividade nas comunidades ribeirinhas. Chegamos a um lugar maravilhoso que é o Lago do Jari. Tive a graça de celebrar nas comunidades Santo Antônio, São João Batista, Santo Agostinho, comunidade indígena São João Batista, no Lago do Mira, comunidade Santa Rita e finalmente São Lázaro.
Muitos batizados, crismas, primeiras comunhões, casamentos e confissões.
Percebi um povo muito alegre, acolhedor, mas também muito sofrido. A área da saúde e educação bastante precária. Realmente o poder público poderia dar mais atenção a esta gente tão necessitada e sofrida. Precisamos crescer muito na nossa conscientização política para não só votar, mas acompanhar e exigir os benefícios necessários para o bem comum da comunidade.
Foram dias de bênçãos e de graças de Deus. Os desafios são grandes, mas a graça de Deus não faltará para esta cidade de Beruri.
Ao padre Orlando, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e ao povo bom e amigo, meu abraço, minha amizade, minha bênção e gratidão.
+ Dom Joércio

Nenhum comentário: