quinta-feira, novembro 16, 2006

Bilhete do Bispo
Tivemos tantos acontecimentos importantes nestes últimos meses. Fui participar de um encontro em Roma para os bispos novos de todo o mundo. Éramos 133 bispos, sendo 17 do Brasil. Tivemos um momento muito marcante que foi o nosso encontro com o Papa Bento XVI. Ele se dirigiu a nós com muito afeto e carinho, sendo que éramos os primeiros bispos nomeados por ele. A convivência fraterna entre nós, bispos novos, é também muito grande e necessária.
Outubro foi o mês missionário. Nossa missão não pode parar e nossa consciência missionária tem que crescer cada vez mais. Como já nos ensinou São Paulo: “Ai de mim se não evangelizar”. O próprio Papa nos exortou que “a caridade é a alma da missão”. Então, quem faz caridade está evangelizando. Está ao nosso alcance e não devemos perder nenhuma oportunidade de fazermos o bem. Seja missionário e missionária do Senhor, nunca se cansando de fazer o bem. O modelo é o próprio Jesus, que passou pelo mundo fazendo sempre o bem. Coragem na sua missão. Deus quer continuar fazendo o bem através de você.
Neste mês de novembro celebramos todos os santos e nossos mortos. Agradeçamos a Deus tantos testemunhos bonitos de pessoas que viveram na sua época, mas não viveram de qualquer jeito, viveram do jeito de Jesus. E a primeira carta de Pedro nos alerta: “... tornai-vos santos vós também em toda a vossa conduta, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’”. Devemos rezar pelos nossos falecidos e tomarmos consciência de que a morte não é o fim, mas uma passagem para os braços amorosos do Pai.
Perguntaram um dia para Dalai Lama: o que mais surpreende na humanidade? Ele respondeu: “Os homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensar ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente e nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”. Creio que isso pode nos ajudar quando lembrarmos nossos mortos.
Continuemos rezando pela V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que acontecerá em maio de 2007, em Aparecida-SP, com a presença do Papa Bento XVI. Precisamos ser: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”.
Unidos sempre e minha bênção a todos.
+Dom Joércio

Nenhum comentário: