sexta-feira, fevereiro 22, 2008

ASSEMBLÉIA DO COMIRE

Nos dias 02, 03 e 04 de março, aconteceu, no Centro de Treinamentos Maromba, em Manaus, a X Assembléia do Conselho Missionário Regional – COMIRE. A assembléia teve como tema: “A missão como fundamento da vida da Igreja no Brasil, rumo à Aparecida” e foi assessorada pela Irmã Máriam, assessora nacional da dimensão missionária.

Nossa Prelazia participou com quatro representantes: Maria Tabita (Beruri), Elissilvia (Codajás), Elcenira (Manacapuru) e Carlos Adalberto (Coari) - Coordenador da Dimensão Missionária da Prelazia.

Vou abordar apenas três, dos vários assuntos tratados na Assembléia, os quais foram para mim de maior relevância. Primeiro, a partilha das experiências vividas em cada diocese e prelazia, um momento muito rico que nos deu oportunidade de conhecer melhor a realidade da animação missionária em cada parte do regional. Em alguns lugares, o trabalho está indo muito bem; em outros, há certa dificuldade, como é o caso de São Gabriel, onde os jovens têm uma influência muito forte do álcool em suas vidas, o que torna ainda mais desafiadora a missão. Uma coisa muito boa e que nos alegra muito é de saber que um jovem de Tefé, que foi participante da Infância Missionária, está hoje no seminário. Isso é fruto de todo um trabalho que vai despertando ainda mais a pessoa para este compromisso com Jesus e com sua Igreja. Falando em fruto, nós, da Prelazia de Coari, vamos realizar no mês de junho, em Caapiranga, nosso I Congresso da Infância Missionária da Prelazia com o tema: “Crianças, adolescentes e jovens fazendo e vivendo em missão nestas águas e neste chão”. O qual se espera ser um marco na caminhada missionária em nossa Prelazia.

Segundo, a reflexão sobre a Conferência de Aparecida, assessorado pela Irmã Márian, proposta essa cuja primeira parte foi percorrer o aspecto mais significativo – do ponto de vista missionário – das Conferências de Medellín, Puebla e Santo Domingo e nos perguntar: E a Aparecida ? O que devemos aprofundar neste momento histórico em que vivem nossos povos em 2007? Nossa responsabilidade, nossa relevância com o mundo e com a humanidade pobre e necessitada, faz parte da nossa identidade. A Conferencia Geral é um exercício de colegialidade episcopal para de novo estar com o povo e estar com Senhor, tomando consciência de sua presença viva no mundo.

A Igreja que é essencialmente missionária já aprendeu os eixos estruturantes de sua missionariedade com Jesus de Nazaré, que são: CONVOCAR E ENVIAR. Por isso, a grande novidade desta 5ª Conferência, é que ela não terminará com a publicação de um Documento Final, como ocorreu com as demais, mas ela irá terminar com uma CONVOCAÇÃO para uma grande missão continental.

Para isso, somos convidados a superar cinco grandes desafios:

1) Superar a compreensão da ação missionária como tema estratégico em busca da reversão de uma tendência estatística – o catolicismo no Brasil perde, a cada ano, 1% de adeptos; 2) Valorizar o fermento a favor da massa (o fermento simboliza a qualidade de nossa presença e testemunho no meio da massa – povo. Corremos o risco de substituir o fermento pela massa); 3) Reavivar as grandes contribuições do vaticano II (realidade e sinais dos tempos como ponto de partida; opção pelos pobres; reconhecimento teológico da Igreja local; reestruturação dos ministérios; participação qualitativa dos leigos; co-responsabilidade qualitativa do Povo de Deus; formação de agentes pastorais; aprofundamento do diálogo inter-religioso). 4) Fundamentar a vivência do discipulado na pessoa de Jesus de Nazaré, que aponta para o Reino – com sua vida e seu Evangelho; 5) Fortalecer o princípio da Igreja-comunidade missionária (superar a tendência à prática da religião individual e do fechamento sobre si mesma).

Por fim, o processo de eleição para nova coordenação do COMIRE, onde foi reeleita como coordenadora: Suyapa Sauceda; vice-coordenadora: Márcia; tesoureiro: Pe. Ronaldo Mendonça e secretária: Irmã Alzira.

A Infância Missionária Regional também tem nova coordenadora: Maria Cleodimar Silva.

Creio que esta Assembléia foi a que mais mexeu com nosso ser missionário, fez a brasa arder em nossos corações e nos fez sentir uma grande paixão pela missão. Isso nos ajuda a renovar o ardor e o espírito missionário para de fato, fermentarmos a massa em nossas Igrejas locais.

Carlos Adalberto.

Nenhum comentário: