sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Bilhete do Bispo

Domingo num Recreio. Recordações partilhadas. Ao longo do rio, o motor nada. Devagar. Apalpando as curvas da terra, querendo desviar-se da correnteza. Leva na proa o sorriso permanente da água em cachoeira. Barco bom de marcha. Só fica triste quando pára, porque acaba o sorriso.

É cedo da manhã. Céu nublado. Sol matreiro. Esquenta sem mostrar a cara. O vento espanta o sono com seu friozinho passageiro.

Hoje é Domingo. Nas cidades, muitos vão às praias. Outros, ainda dormem. Muitos caminham para louvar ao Senhor na Liturgia. Aqui a bordo, de um lado, um irmão batista lê a Bíblia. Do outro, dois passageiros jogam baralho. Há gente deitada. Há os que alongam o olhar no horizonte sem ver nada. Parecem estar lendo as páginas de seus corações ou o rosto de uma pessoa distante.

Poucos conversam. O barulho da máquina não dá condição para muita conversa. Na cozinha, o almoço está se tornando realidade. No comando, o prático cuida para que a viagem continue segura e tranqüila.

Mas hoje é domingo. Penso no Senhor. Lembro dos irmãos e irmãs que viajam. Quanto tempo para refletir! Imagino que muitos pensam sobre suas famílias que deixaram ou que vão encontrar. Será que pensam em Deus que viaja também com a gente?

A vida é uma viagem. Deus quer ser o prático desta viagem. Nem sempre reconhecemos que estamos viajando. Somos passageiros. Nem sempre aceitamos Cristo como prático de nossa vida.

Rezo por todos os homens e mulheres. Rezo por todos os viajantes. Rezo para que Cristo seja cada vez mais conhecido e vivido.

+Dom Gutemberg

Nenhum comentário: