sexta-feira, fevereiro 22, 2008


PROFESSAR CRISTO REDENTOR.


Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; e sim uma missão que me foi confiada. Ai de mim se eu não evangelizar!”(1Cor. 9,16).


Prezados(as) leitores(as), paz e amor do Santíssimo Redentor estejam sempre presentes em seus lares, famílias e, sobretudo, em seus corações!


Em primeiro lugar, quero agradecer pela oportunidade de contribuir com este Boletim de nossa amada Prelazia. Fico feliz com isto!


Talvez, poucas pessoas sabem quem eu sou, mas, o programa de formação de minha congregação faz com que eu fique distante pessoalmente de minha terra, minha prelazia; no entanto, isto é por uma boa causa. Estou caminhando rumo ao sacerdócio. Sou natural de Coari, filho da terra, e há quase 5 anos ingressei na casa de formação dos Missionários Redentoristas, Vice-Província de Manaus.


Convém esclarecer que, no último dia 15 de janeiro do corrente ano, na cidade de Fortaleza-CE, Igreja de Santo Afonso, eu, juntamente com os demais confrades de minha unidade VP-Manaus - Fr. Marino Nerys - C.Ss.R (natural de Manacapuru/Am), e os Irmãos Redentoristas João Bosco Veiga - C.Ss.R e Marcos A. Vasconcelos - C.Ss.R, (ambos naturais de Santa Isabel do Rio Negro/Am), emitimos os votos religiosos de CASTIDADE, POBREZA E OBEDIÊNCIA na Congregação do Santíssimo Redentor.


Na oportunidade, quero dizer de todo coração, que sou e estou muito feliz por esta opção que fiz, a qual traço como ideal. Agradeço às pessoas que muito colaboraram e colaboram neste meu discernimento vocacional. Obrigado!


É mister ressaltar que “nós não professamos os votos de acordo com uma determinada forma de perfeição pessoal; NÓS PROFESSAMOS UMA PESSOA: JESUS, COMO PROJETO BENEPLÁCITO SALVÍFICO, “Eudokia”, COMO MISSÃO DO PAI, ISTO É, EVANGELHO PARA OS POBRES, PARA OS MARGINALIZADOS, PARA OS QUE SOFREM” (Lc. 4,18).


Através desta consagração, buscamos continuamente nos unir a Cristo por meio de uma vida simples e humilde na oração e no trabalho. “Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção” (Const. C.Ss.R. 20). Na verdade, nós, os Missionários Redentoristas, assim, como Jesus Cristo, somos enviados a amarmos e servirmos os mais pobres e abandonados.


“Nós, portanto, professamos a pessoa de Jesus, e por isso nos chamamos Redentoristas. A pessoa de Jesus, Mistério Salvífico do Pai, se converte assim na chave de leitura de nossa identidade, de nosso carisma, de nosso nome como indivíduos e como comunidade”. (URB - ser redentorista hoje testemunhos sobre o carisma, trad. Pe. Raúl Montoya - C.Ss.R, vol. 7)


Evidentemente, que isso tem uma profunda importância para mim, até porque almejo o sacerdócio. Já sou um religioso, tentando viver a radicalidade de meu batismo, uma entrega total, com a graça de Deus-Redentor, pela intercessão de Santo Afonso, nosso pai-fundador, e de Maria, nossa Mãe. E daqui a aproximadamente quatro anos, terei a graça de receber o ministério sacerdotal, segundo as ordens de Melquisedec, “Sacerdote para sempre”.


“Se vejo alguma coisa boa não é minha, é de Deus, de Cristo e, preciso dizê-lo, por amor à verdade e não por formalidade, porque a Mãe de Jesus tem-me socorrido, tantas e tantas vezes na minha vida. A ela dou graças e muito mais agradeço a Cristo e ao Espírito Santo e a Deus Pai. E finalmente à Congregação do Santíssimo Redentor que me tem formado nesta piedade e nesta verdade”.


E neste primeiro mês do ano, é bom recarregar os cartuchos, refazer as forças e dar mais um passo na continuação do mistério que é a Redenção abundante, afinal, não se pode esperar, mas com muito mais ardor e dinamismo, tal como o vigia que espera pela aurora, precisamos anunciar para todos os povos, pois “No Senhor se encontra toda graça e Copiosa Redenção” (Sl 129,7).


Um forte abraço, na Paz do Santíssimo Redentor.


Fr. André N. de Andrade, cssr

Nenhum comentário: