sexta-feira, fevereiro 22, 2008

CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM APARECIDA

Durante o tempo da Campanha da Fraternidade, de Quarta-feira de Cinzas até o Domingo da Páscoa estive na Arquidiocese de Aparecida. Nesse período peregrinei em paróquias, casas de religiosos e religiosas, mosteiros, escolas e universidades partilhando a experiência de ser de uma Igreja Amazônica e o Texto Base da Campanha.
Tentei partilhar mais a experiência de ser e viver na Amazônia que o texto da Campanha. Colocar nossas alegrias e tristezas, desafios e esperanças. Como nós somos e vivemos. A vivência de fé e o projeto de construir o Reino de Deus em nosso meio.
As curiosidades, perguntas e dúvidas eram muitas. Percebi que há pouco conhecimento sobre nossa região. O que eles sabem é o que é mostrado pela mídia ou coisas aprendidas no ensino básico, na soma dos conhecimentos o que fica é o exótico: a floresta com os animais e os índios, vivendo nas aldeias, nus e pintados.
Com certeza a Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia ajudou o Brasil a conhecer mais este vasto mundo ainda tão desconhecido. Principalmente porque a Campanha não mostrou somente o lado geográfico, exótico e os problemas, mas, insistiu em mostrar as pessoas que aqui habitam e suas resistências, organizações e lutas.
Também foi muito importante a experiência de encontrar pessoas que estão vivendo a fé, sendo Igreja. Gente que mesmo distante mostrou interesse em cuidar da criação de Deus através das ações organizadas nas suas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais.
Agradeço a Deus por mais um tempo de sua Graça vivido fora da nossa Prelazia, tempo em que pude ajudar, repartindo conhecimento e experiências dessa nossa terra cheia de tantos encantos e belezas de Deus.
Pe. Zeninho

Nenhum comentário: