sexta-feira, fevereiro 22, 2008

CENTENÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Tema: Igreja Mãe: 100 anos de Evangelização.

A Igreja de Manacapuru está em festa. Neste ano celebramos com júbilo os 100 anos de edificação do primeiro templo da Igreja (hoje apenas a fachada) e ainda a oficialização da comunidade como Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Sob a Coordenação Geral de Pe. Zenildo, pároco desta Igreja, a partir de 09 de agosto de 2006, um grupo de aproximadamente cinqüenta pessoas vindas de várias comunidades e campos de nossa sociedade, constituíram equipes em preparação para esta maravilhosa Festa. Com o tema “Igreja Mãe: 100 anos de Evangelização”, estabelecido após concurso que elegeu ainda a simbologia da festa, a comunidade manacapuruense trabalha incansavelmente pela realização deste sonho, que teve início ainda em 2006, com as referidas escolhas (logomarca e tema) em 29.10.06 (encerramento do círio), tendo como autor o artista Francisco Santos D’Almeida, da Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Para o lançamento desta festa foi escolhida a solenidade de Pentecostes celebrando, portanto, a ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO, no dia 27 de maio de 2007, antecedida pela realização da Pós-Missão coordenada por Pe. Vanin, Pe. Ronaldo e equipe, nos dias 24, 25 e 26. A partir das 5 horas da manhã do dia 27, demos o ponto de partida com uma bonita e participativa carreata pelos bairros da cidade e, às 17h30min., no Parque do Ingá, reuniram-se aproximadamente vinte mil pessoas, segundo informações da imprensa local, para celebração desta festa. Apesar da chuva que caíra mais cedo, os fiéis tiveram participação ativa nesta celebração. Após o pré-show com o artista local, cantor e compositor Manoel Nerys, tivemos ainda a apresentação oficial do Coral da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, assim como a Oração do Centenário. Logo em seguida, a festa continuou com o show do grupo Raízes Caboclas.

No dia 11 de agosto de 2007, acontecerá o segundo evento, a Abertura da Semana Nacional da Família, onde será celebrada Missa, às 18h30min. no Galpão da Ciranda Flor Matizada e logo após, o show com a presença do cantor e compositor católico Zé Vicente.

Esta festa terá seu encerramento no Parque do Ingá, no dia 28 de outubro de 2007, data escolhida por ocasião do encerramento do Círio de Nazaré, o qual terá inicio dia 18/10, com novenas diárias. Iremos celebrar neste dia os cem anos de edificação do primeiro prédio, a fachada da atual igreja e também a oficialização da Paróquia, feita através da Lei Provincial nº 148/1865. Para fechar com chave de ouro esta comemoração, estamos negociando a presença do Pe. Antonio Maria.

Para este momento, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré passa por uma importante reforma, buscando proporcionar segurança e ambiente orante aos fiéis que a procuram para um encontro pessoal com Deus. As obras tiveram início no final de Abril/2007; assim como esta, a paróquia passará por outras inovações na sua estrutura física, que esperamos ser conferidas pelos nossos irmãos visitantes de outras paróquias, que também poderão conhecer futuramente o memorial do Centenário.

Coordenação do Centenário.

Nenhum comentário: