sexta-feira, fevereiro 22, 2008

CENTENÁRIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Espírito de religiosidade do povo manacapuruense sempre esteve presente em todas as suas ações, nas lutas de cada dia para defender sua identidade, seu pedaço de chão; no sonho da construção de uma capela onde pudessem realizar sua devoção; nos alegres festejos realizados para celebrar cada vitória conquistada, na rara certeza de que as gerações vindouras os lembrariam como pioneiros nesta caminhada.

Neste Espírito, há cem anos, a vivência católica na Comarca de Manacapuru, representada nas centenas de fiéis, recebia, graças a seu próprio esforço, o primeiro templo.

Construída com recursos próprios, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré, é para o povo Manacapuruense a demonstração da fé e da união entre os seres humanos. Daí nasce uma nova perspectiva, uma nova visão, uma nova missão. A Igreja vem para tornar concreta e oficial a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, conforme especifica a Lei nº 148/1865. Porém, apenas em 1904 teve início a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, concluída em setembro de 1907, sob a influência de uma família de origem portuguesa e da população local. Assim, ao longo dos cem anos de evangelização, neste berço generoso da Amazônia, especialmente no chão de Manacá, diferentes povos foram impulsionados pelo Espírito Evangelizador em defesa da vida, onde centenas de fiéis aqui aportaram para construir o anúncio evangelizador da Igreja.

Podemos destacar os vários religiosos e religiosas que contribuíram nessa evangelização: Padres Diocesanos, Franciscanos, Redentoristas que até hoje nos evangelizam; Irmãs Franciscanas de Maria, Adoradoras do Sangue de Cristo e Dorotéias, estas duas últimas ainda fazem-se presente neste solo, e ainda os Missionários da Missão Estrangeira que por tanto tempo nos evangelizaram.

Portanto, desde a primeira capela, onde hoje situa-se a Praça 16 de Julho, construída apenas para os cultos religiosos, passando pela construção da pequena Matriz no alto monte, às custas da fé de um povo, e anos mais tarde a sua ampliação na década de 70/80, temos hoje o orgulho de celebrar com muito júbilo os 100 anos de vivência religiosa das pessoas e das famílias de nossa Paróquia, que aqui depositaram suas esperanças.

Coordenação do Centenário.

Nenhum comentário: