sexta-feira, março 07, 2008

I INTERECLESIAL DE CEB’s REGIONAL NORTE I

Durante o período de 19 a 23 de setembro, aconteceu o 1° Intereclesial de CEB’s do Regional Norte I. O evento reuniu 691 delegados das Comunidades Eclesiais de Base das Diocese e Prelazias de Manaus, Coari, Borba, Tefé, Alto Solimões, Parintins e Roraima, que foram acolhidos pela Igreja particular de Manaus e hospedados solidariamente pelas famílias de diferentes bairros, para refletir, aprofundar e celebrar o tema: “CEB’s, Igreja Missionária e Libertadora, com rosto amazônico”.

Com o entusiasmo no seguimento a Jesus de Nazaré e seu projeto, somos povo de Deus – indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, jovens, mulheres, afro-descendentes, marginalizados e marginalizadas urbanas – impulsionados pelo Espírito Santo e na experiência das comunidades dos primeiros cristãos, numa dimensão ecumênica, solidária, missionárias, profética e libertadora, colaboramos na construção de uma nova sociedade sem exclusão.

Trabalhamos, nos barcos e nas canoas, com o método Ver – Julgar – Agir – Celebrar a realidade de nossas comunidades do Regional Norte I. Constatamos o crescimento da miséria, da violência, do desemprego, da exclusão social, do êxodo rural, da exploração sexual infanto-juvenil, do tráfico de drogas, de madeireiras, de garimpos, dos agro-negócio, da construção de hidrelétricas, com ausência de políticas públicas, em conseqüência do projeto de desenvolvimento econômico capitalista neoliberal.

No meio de tanta injustiça, continuamos a acreditar na luta e na concretização do projeto popular. Iluminados pela Palavra de Deus que nos ajudou a julgar esta realidade e apoiados nas experiências de lutas populares, nos propomos a assumir alguns compromissos.

Na celebração de envio, retomando o profetismo de tantos mártires amazônicos, reafirmamos nossa opção pelos pobres e excluídos em comunhão com as CEB’s de todo o Brasil que se preparam para o 12° Intereclesial, que acontecerá em Porto Velho – RO, em 2009, buscando colaborar na construção de uma sociedade justa e fraterna, sinal do Reino anunciado por Jesus de Nazaré. Na certeza do Deus da Vida, Pai-Mãe de toda a criação, proclamamos que a Amazônia é nossa, nela vivemos, existimos e resistimos. “Acorda Amazônia, mostra tua luta!”

Coordenação Regional de CEB’s

Nenhum comentário: