sexta-feira, março 07, 2008

O CARISMA FRANCISCANO NA RELIGIOSIDADE POPULAR

Nosso jeito simples de ser, de viver e celebrar nossa fé foi o alvo inspirador do novenário e festejo de São Francisco em Codajás, tendo como tema: “O Carisma franciscano na religiosidade popular”.

Refletimos e celebramos o grande amor e importância dada às famílias, o respeito às crianças e aos idosos; a busca inquietante da juventude; a solidariedade aos enfermos e o modo como lidamos com poucos bens adquiridos ao longo da vida. Como é bonito ver tantas pessoas partilhando alegremente de sua pobreza e dizer com todas as letras que se sentem felizes quando podem ajudar alguém.

Foi assim durante estas noites de celebração da fé e da vida; o povo acorreu com alegria, lotando a capela da comunidade e participando das noites animadas de arraial, tendo mais destaque as três últimas noites. Várias vezes a chuva ameaçou cair, mas o povo resistiu, aos primeiros pingos, pois Deus aceitou nosso serviço e São Francisco fez parceira com São Pedro, deixando para fazer desabar a chuva forte e rápida sempre durante o dia.

No dia 04 de outubro, uma grande multidão acompanhou a procissão da São Francisco, pagando promessas e rezando em comunhão ecumênica. Essa é uma hora em que temos um sinal de identidade religiosa do nosso povo e força ecumênica de nossos padroeiros; eles são santos porque nos ajudam a sintonizar com Deus: havia muitos irmãos de outras denominações religiosas, na missa, no encerramento do arraial e no bingão da comunidade.

São Francisco, irmaõ da criação, ajuda-nos a ser instrumentos da paz de Cristo.

Padre Raimundo C. Gordiano

Nenhum comentário: