sexta-feira, março 07, 2008

FESTA DE SÃO FRANCISCO EM COARI

É impressionante vermos, a cada ano, a numerosa multidão participando da festa de São Francisco, e como é bonita a manifestação de fé do povo pagando suas promessas, rezando, cantando, caminhando trajados com as vestes como as que o santo usava, carregando tijolo na cabeça, andando descalço, levando firme nas mãos a vela acesa da fé. Cada um com algo a agradecer, certos de terem recebido uma graça em suas vidas. São inegáveis os feitos ainda hoje realizados por São Francisco, curas do corpo e da alma que aumentam ainda mais a fé do povo de Deus.

Como é bonito ouvir o povo cantar: “Francisco, que trazes para hoje uma lição de amor. Grita aos homens surdos o respeito pela paz. Que as aves cantem sem ser feridas, as plantas cresçam com sua flor, os homens vivam fraternidade e todos louvem o Bom Senhor”. Passados cinco séculos de sua morte, ainda hoje, ouve-se, mundo a fora, os ecos dos apelos de Francisco de Assis pela vida da criação. Criação essa da qual todos nós somos responsáveis de cuidar. O tema do novenário foi bem sugestivo “Com São Francisco somos chamados a ser missionários e a cuidar da criação”. O missionário que não cuida da obra criada por Deus, não serve para ser missionário. Pois “cuidar da natureza é cuidar da vida. E isso é dever de todos nós cristãos”.

“A vida deste santo nos mostra claramente que reconhecer a natureza enquanto obra divina é, antes de tudo, valorizar, respeitar e amar a obra de Deus da forma mais singela de que a natureza humana é capaz. A vida de São Francisco estampa diante de nós um exemplo bastante atual de como viver em harmonia com a natureza, fazendo uso gratuito de todos os recursos concedidos por Deus, sem a necessidade de explorar mais e melhor, mas com trabalho verdadeiro para a preservação da imagem de Deus através de cada pôr de sol, de cada gota d’agua que cai do céu, para que todas as gerações sejam capazes de reconhecer e amar a Deus em cada face da natureza, da qual Ele é a essência. São Francisco, assim como cada um de nós, esteve no planeta Terra de passagem, para fazer realizar a obra de Deus e tornar este grande espaço azul um lugar melhor e mais equilibrado para se viver. Portanto, cabe a cada um de nós escolher a postura coerente que quer para a sua vida.”

Carlos Adalberto

Nenhum comentário: