quarta-feira, julho 08, 2009

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ DE MANACAPURU

No primeiro semestre, a paróquia de Manacapuru, realizou curso de formação para antigos e novos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra, assim como para Coroinhas.
Desde fevereiro os ministros e coroinhas prepararam-se para receber o ministério. Aproximadamente 90 ministros e 150 coroinhas para atuar nas comunidades da paróquia. Nos dias 04 e 09 de maio ocorreu a celebração de envio dos coroinhas e dos ministros, respectivamente.
No dia 11 de abril desde ano, ocorreu a benção de abertura da Casa de Acolhida Maria Piedade. A comunidade compareceu com alegria, inclusive a homenageada senhora Maria Piedade. A casa é dirigida pela Irmã Raimunda Nonata da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, e como responsável legal a Associação Dom Jacson Damasceno de Manacapuru - ADJADAM, fundada especificamente para coordenar os projetos sociais da Igreja e da Comunidade local.
A Casa de acolhida vem atendendo a todos que buscam um abrigo para passar a noite ou hospedar-se para tratamento de saúde ou outros assuntos de relevância. Desde abril inúmeros foram os que já usufruíram desde projeto.
Em 11 de maio, celebramos a tradicional Festa de Pentecostes, no Parque do Ingá, com a presença de inúmeros fieis, houve um momento de silêncio em homenagem às vitimas do naufrágio.
Dia 16 de maio ocorreu a abertura do Centro Catequético Bom Pastor que atenderá as necessidades da catequese da comunidade Matriz e de toda a paróquia. O centro possui cinco salas, cada uma recebeu o nome de uma área (os evangelistas João, Mateus, Lucas, Marcos e Santíssima Trindade) e está localizado atrás do escritório paroquial.
Em 22 de maio ocorreu no galpão da Ciranda Flor Matizada a Missa Cabocla, com a presença do grupo regional Raízes Caboclas, celebração esta que ocorreu após o momento da adoração ao Santíssimo. Assim como em Pentecostes, os fiéis compareceram e o galpão ficou pequeno para tanta gente. Em seguida, o povo saiu em procissão até a Igreja Matriz, e mesmo sob a forte chuva que caia na cidade, os fiéis participaram ao comandado do pároco padre Zenildo Luiz.
No dia 03 de outubro o grupo retornará à Manacapuru para o encerramento da Festa de 40 anos da Comunidade São Francisco.
Outro fato importante foi o inicio da construção da Capela de Divino Espírito Santo e a realização de novenários em algumas comunidades da paróquia. E no último final de semana de junho, ocorreu a tradicional Festa de São Pedro, com a realização de uma bonita e grandiosa procissão fluvial no caís do porto de Manacapuru.
Conselho Administrativo.

Nenhum comentário: