quarta-feira, julho 08, 2009


PAPA BENTO XVI DECLARA ABERTO ANO JUBILAR DEDICADO A SÃO PAULO

De 28 de junho deste ano a 29 de junho de 2009, Bento XVI declarou um ano jubilar dedicado a São Paulo, por ocasião dos 2000 anos de nascimento do apóstolo.
Judeu fervoroso, Saulo de Tarso perseguia os cristãos, até o dia em que, no caminho de Damasco, uma luz vinda do céu o derrubou na estrada. A voz disse-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Caindo na estrada, Saulo perguntou:”Quem és tu, Senhor?”. O Senhor se identificou com os cristãos perseguidos: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9.5-6).
São Paulo é exemplo e modelo para todos os discípulos e missionários de Jesus Cristo. Deus o tinha preparado para tanto, pois era de raça judaica, de língua e cultura grega e de nacionalidade romana. Situado nessa encruzilhada de raças e culturas, Paulo percorreu as maiores cidades da época, anunciando destemidamente o evangelho de Jesus Cristo. Paulo estabeleceu comunidades cristãs por onde passou, mantendo depois contato com elas, através de cartas. A tradição lhe atribui quatorze cartas que, hoje, fazem parte do novo testamento. Uma delas a carta aos Hebreus. As outras treze são divididas pelos especialistas em cartas paulinas (especialmente as quatro maiores: Romanos, 1ª e 2ª Coríntios e Gálatas) e cartas “deutero-paulinas”.
As cartas de São Paulo nasceram de um coração apaixonado pelo Senhor Jesus, de quem ele diz “me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). E o verdadeiro amor a Cristo leva a amar a Igreja, a quem Paulo chama de “Corpo de Cristo” (1Cor 12,27) e “Esposa de Cristo” (Ef 5,21-33). Neste ano de São Paulo, leiamos as cartas paulinas, sentindo que, na Igreja, todos nós somos “um em Cristo Jesus” (Gl 3,28).
(Extraído da Revista O Mílite – junho 2008)

Nenhum comentário: