terça-feira, junho 22, 2010

BILHETE DO BISPO

Há poucos dias o projeto conhecido como “Ficha Limpa” foi aprovado pelos Deputados e Senadores e sancionado em Lei pelo Presidente da República. Agora foi publicado no Diário Oficial da União. É Lei Federal. Tem por objetivo impedir candidaturas de pessoas condenadas por crimes considerados graves.

Tais crimes seriam, por exemplo: Racismo, Tortura, Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, Terrorismo, contra a economia popular, contra a fé pública, contra os costumes, contra a Administração Pública, contra o patrimônio público, contra o meio ambiente, contra a saúde pública.

Os que se enquadram nesse perfil seriam preventivamente afastados do processo eleitoral até que seus litígios com a Justiça fossem resolvidos.

Lembro que Pe. João Gouger trabalhou muito para conseguir assinaturas aqui mesmo em nossa Prelazia. Foram mais de um milhão e seiscentas mil assinaturas no Brasil inteiro que formaram o projeto popular que agora é a segunda lei por iniciativa popular. A primeira foi aquela contra a corrupção eleitoral que está dando um resultado muito positivo em nosso processo eleitoral.

Em breve, iniciaremos mais uma Campanha Eleitoral. Incentivo a que todos participem e expressem através do voto ético, esclarecido e consciente, sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Encorajamos os leigos e leigas de nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

+ Gutemberg

Nenhum comentário: