terça-feira, junho 22, 2010

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Manacapuru

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré muito se alegrou com a criação da Paróquia Cristo Libertador. No dia 22 de maio, às 17h30min um grande número de pessoas saiu em procissão da Igreja Nossa Senhora de Nazaré até a Igreja Cristo Libertador no Bairro Liberdade para participar da celebração e do Ato de Criação da Paróquia. Mesmo a ameaça de forte temporal não afastou o povo da procissão. Este momento foi precedido pelo Tríduo de Pentecostes.
No Domingo de Pentecostes, dia 23 de maio, as duas Paróquias, celebraram a Solenidade de Pentecostes, que teve como tema: “Espírito Santo sopro de vida”. Com inicio as 05h30, com grande carreata pelas ruas da cidade. A partir das 16h30, no Parque do Ingá num lindo momento de louvor, de muita alegria e fé celebramos o marco do início da Igreja Cristã, onde revigoramos nossas forças para continuarmos a evangelização servindo com mais ardor nossas comunidades. E as 18h00, foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo D. Gutemberg.
Em maio também foi realizado o 5º ano da Mobilização do Dizimo, tendo como tema: “Partilhando a vida em família”, momento de conscientização do povo, acolhendo com maior concretude o dom da salvação na vivência da partilha e caridade com os irmãos e irmãs, para que se sintam comprometidos verdadeiramente com a Santa Mãe Igreja no anúncio da Palavra de Deus e no seguimento do seu Filho nosso Senhor Jesus Cristo.
Temos a alegria de partilhar sobre o andamento da Escola Bíblica, já em funcionamento na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, com a participação da Paróquia de Cristo Libertador. A equipe dinamizadora da Escola é composta por Gilson Barbosa, Raimunda Frederico, Maria Fernandes, Manoel Nerys, Maria Imaculada, Antonio Souza, Pe. Aureomar, Pe. Inácio Raposo e a Irmã Raimunda Nonata.
Com o entusiasmo de todos a aula inaugural aconteceu no dia 25/02/2010. O 1º Cronograma de Estudo foi para os Ministros da Palavra, tendo como temática: Introdução à Bíblia, Homilia, Leitura Orante da Bíblia, Tempo Litúrgico e Espiritualidade, sob a assessoria do Pe. Pedro, Pe. Inácio, Irmã Nonata e Gilson. Os ministros continuam encontrando-se as 5º feiras para preparar a homília da celebração do domingo. O 2º Cronograma de Estudo está sendo direcionado aos Coordenadores de Comunidades e de Pastorais com os temas: 1) Espiritualidade do Coordenador: a) Espiritualidade do coordenador de comunidade; b) Espiritualidade como prática e exercício da fé; c) Espiritualidade da libertação, sob a assessoria do Pe. Inácio, Gilson Barbosa e Ir. Raimunda Nonata. 2) Relações Humanas: a) A verdadeira imagem do homem; b) O homem é comunitário e se realiza em comunidade; c) Comunidade humana e Comunidade Divina, assessorado por Ir. Ildes, Pe. Zenildo Luiz, Gilson Barbosa, Pe. Zenildo Lima e a psicóloga Regina. 3) Como planejar uma reunião, assessorado pelo Pe. Inácio. 4) Teologia da Criação (Seminário) nos dias 22, 23 e 24/07/10, falta confirmar quem vai assessorar. A participação esta sendo satisfatória. Que Maria a Mulher da Palavra interceda por todos nós, pela bela missão de anunciar a boa noticia da libertação.
Agradeço a Deus por tudo de bom que tem nos feito. Agradeço também aos nossos coordenadores de capela e pastorais, aos catequistas e todas as lideranças que muito fazem para bem animar o nosso dia-a-dia, e assim amenizar o cansaço do cotidiano.

Pe. Inácio Raposo, Irmã Raimunda Nonata e Gilcineide

Nenhum comentário: