quinta-feira, setembro 02, 2010

Bilhete do Bispo



Mês de Sant’Ana. Padroeira da Prelazia de Coari

Como padroeira, ela está ligada a Igreja Local – chamada Prelazia de Coari. É a Igreja Católica todinha presente no Médio Solimões. Aqui – estas comunidades de fé católica – unidas e reunidas a seu bispo – encontram todos os recursos de salvação eterna oferecidos por Cristo através de seus ministérios e seus sacramentos. Sinais seguros e garantidos que o poder de Deus faz acontecer aquilo que os sinais fazem aparecer. O que aparece nos gestos e palavras dos sacramentos realmente acontece pelo poder de Deus.

Celebrar um padroeiro é celebrar a identidade de fé das pessoas daquela localidade. Esta festa que era só dos católicos de Coari, tornou-se festa dos padroeiros de todas as paróquias que agora são em número de dez e são as seguintes: Nossa Senhora de Nazaré e Cristo Libertador em Manacapuru, São Sebastião em Caapiranga, Nossa Senhora de Nazaré em Beruri, São Francisco em Anamã, Imaculada Conceição em Anori, Nossa Senhora das Graças em Codajás, São Pedro e São João Batista, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sant’Ana e São Sebastião em Coari.

Essa realidade foi muito bem celebrada no tríduo dos 40 anos da Prelazia de Coari com a Imagem de Sant’Ana peregrinando de paróquia para paróquia com grande devoção e participação popular. Nosso hino – tão tradicional em Coari, ecoou em todas as paróquias “Oh Ana Santa e Gloriosa, mãe da mãe do nosso Deus”.

Sant’Ana Catequista

A imagem de Sant’Ana venerada na Catedral em Coari destaca Sant’Ana com sua filha Maria estudando a Lei de Deus. Ana ensinando Maria a Palavra de Deus nos Livros Sagrados. Talvez, o ministério de catequista destacado na imagem da padroeira da Prelazia de Coari, relembra para todos nós, para toda nossa Igreja, a importância da catequese. Não aquela catequese da Primeira Comunhão. Sant’Ana indica aquela catequese para a vida que começa no berço, passa aos pés dos pais e se completa no meio da comunidade na caminhada sacramental.

Ana é o exemplo de mãe catequista, mãe missionária dentro da família. Não foi por acaso que sua filha estava preparada para corresponder ao chamado e a responsabilidade de ser a mãe de Jesus de Nazaré.

+ Gutemberg


Nenhum comentário: