quinta-feira, setembro 02, 2010

Como é bom os irmãos estarem juntos!
São muitos os guerreiros e guerreiras que vivem e trabalham neste vale verde; oriundos de muitas partes do mundo dedicam suas vidas sem exigir quase nada apenas o amor à missão. Aqui na Prelazia os guerreiros são americanos, poloneses, amazonenses, paulistas, mineiros, goianos, etc. Ambos sabem que a missão é a razão de estar aqui. Nos dias 19, 20 e 21 de julho, nós padres diocesanos: Agnaldo Silva (Caapiranga), Carlos Enrique (Anamã), Elcivan Alencar (estudante), Valdivino Araújo (Codajás), Wender José (Anori) e os Diaconos Francisco Assis e Luis Carlos (Manacapuru), reunimo-nos para estarmos juntos, partilhar a vida e saborear a presença um do outro, já que é raro um missionário avistar o outro a quilômetros. A alegria é geral, é como encontrar um irmão que há tempos não se via e se alegrar com sua presença. Assim somos nós guerreiros deste pedaço verde da Amazônia.

Em Anamã, pequena paróquia cravada no paraná do mesmo nome, chegamos na tarde de segunda-feira para o almoço; o anfitrião pároco-reitor do Santuário de São Francisco do Anamã Pe. Carlos Enrique (paulista) nos acolheu com e nos proporcionou um lugar aconchegante e tranqüilo para a festa.


Partilhas, passeios e gargalhadas foram os pontos altos do estar juntos, jogando dominó, tocando violão; assim a fraternidade sacerdotal se reuniu no lago do Arixi pequena vila de águas escuras cravadas no meio da floresta. No dia anterior os missionários queriam passear e escolheram a Paróquia de Caapiranga para visitar; em uma hora e meia de lancha chegamos em Caapiranga e o pároco nos acolheu e nos proporcionou um maravilhoso almoço. Voltando a Anamã, nos preparamos no dia seguinte para irmos ao lago na lancha paroquial.


Todo o esforço e feito, todas as possibilidades nos são dadas para vencer as distâncias pelo menos duas vezes ao ano para estarmos juntos, os missionários da Amazônia. Ad maiorem Dei gloriam!


Pe. Agnaldo Silva

Nenhum comentário: