quarta-feira, setembro 01, 2010


SEMINÁRIO DO LAICATO

REGIONAL NORTE I

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, aconteceu no Centro de Treinamentos Maromba, em Manaus, o Seminário do Laicato do Regional Norte I com o objetivo de reativar o laicato no Regional. Este seminário nasceu da reivindicação de alguns participantes da Assembléia da CNBB Regional ocorrida no ano passado.

O seminário serviu para fortalecer a nossa caminhada de leigos e leigas comprometidos com a construção do Reino de Deus. Segundo Pio XII, “leigos e leigas são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja”. Todos nós somos Igreja, portanto, estamos no mundo. Somos sal e luz, fermento... mais o que converte é o testemunho... (Doc. de Aparecida).

Durante este três dias de seminário nos foi apresentado conteúdos do Caderno de Formação do CNLB – Especial. Leigos e leigas de objeto a sujeito eclesial. Um estudo sobre o laicato, falando sobre a prática de Jesus Cristo, a Igreja e seus modelos, antes e depois do Vaticano II, a co-responsabilidade e comunhão, o laicato nos documentos da Igreja e a organização dos leigos e leigas em conselhos.

No final do seminário, foi criada a Comissão de Articulação do Laicato do Regional Norte I, formada pelas seguintes pessoas: Nilson Moreira Pereira, Maria de Lourdes Morgado Zaranza e Kátia Serudo da Silva (Arquidiocese de Manaus), Jean Robson Pinheiro (Prelazia de Tefé), Urlândia Alves de Oliveira (Prelazia de Coari) e Jone Marcos Carneiro (Diocese de Roraima).

A nossa prelazia esteve representada por José Maurício, Urlândia de Oliveira e Pe. Zezinho.

Coordenação de Pastoral

Nenhum comentário: