terça-feira, fevereiro 22, 2011

Curso de Doutrina Social da Igreja

A Prelazia de Coari juntamente com as Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sant’Ana e São Sebastião e São Pedro e São João Batista, no Município de Coari, promoveram o Curso de Doutrina Social da Igreja com o objetivo de formar os leigos e leigas para a missão evangelizadora.

O curso intensivo teve a duração de seis dias (10-15/02) e contou com a colaboração do Acadêmico da UEA Jeimisson que ministrou a disciplina Ficha Limpa; de Jeimeson Caldas Lira, membro da Equipe de Fé e Cidadania, que ministrou a disciplina: Doutrina Social da Igreja, cujo objetivo era fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações; e do Contabilista Gelson Dias, que trabalha na Secretaria de Estado de Articulação e Política Pública de Movimentos Sociais e Populares (SEARP), que trabalhou as Orientações para a atividade do Terceiro Setor, organização e gestão de associação e fundações, aspectos contábeis, fiscais e tributários do Terceiro Setor, organização da sociedade civil de interesse público, organização de gestão de cooperativas e sindicatos.

Durante o curso, os cursistas tiveram a oportunidade de visitar algumas instituições para saber como elas funcionam. Os participantes, divididos em grupos, foram à Associação de Costureiras, Indústria de Confecções, Associação de Pescadores, Associação dos Povos Indígenas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ainda foi organizada uma tarde cultural, na qual as paróquias prepararam uma retrospectiva do ano de 2010 e apresentaram em forma de jornal e vídeo.

Os participantes do curso também tiveram uma manhã de Espiritualidade na Catedral, orientada pelo Francisco Monteiro, membro da Renovação Carismática.

Para os 68 participantes, o qual destacamos a presença expressiva das pessoas que vieram da zona rural, o curso proporcionou conhecimentos preciosos para o fortalecimento da caminhada como pessoa humana e para uma cidadania e uma vivência comunitária mais consciente.

Urlândia Alves de Oliveira

Nenhum comentário: