terça-feira, fevereiro 22, 2011

Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro – Coari

Estamos no segundo mês de 2011, entre a esperança e os desafios da realidade. Enquanto nos preparamos para realizar a Campanha da Fraternidade tratando da vida em nosso planeta, acompanhamos pela TV, pela ação solidária e pela oração, o sofrimento de tantos irmãos no Rio de Janeiro, vítimas da ‘natureza’. Será que a natureza está sofrendo ou está se vingando?

Cada vez mais tomamos consciência de que a Terra é nossa casa comum. Somos todos iguais enquanto frágeis moradores deste universo. Como podemos nos ajudar, senão alimentando a prática do amor que a fé nos inspira?

A comunidade cristã é a experiência da fraternidade que nos ajuda a viver, acolher e conviver com a outra pessoa e aprender de suas virtudes, ajudando-a superar seus limites, perdoar seus pecados e motivá-las a ser melhor. Alguns traços se fazem importante para entender melhor a vida cristã em comunidade.

- A comunidade cristã tem seu ponto de unidade na comunhão, especialmente na Eucaristia.

- Para muitos é mais fácil fazer da comunidade um espaço de cumprimento da obrigação. É importante e necessário rezar juntos, mas, viver a experiência da amizade, do trabalho comum é o que expressa e constrói a comunidade.

- Há comunidades onde o que vale é a Capela (a casa de oração). Isto é, não há a preocupação com outras dimensões da vida comunitária, a não ser com a celebração. Não podemos construir comunhão onde as pessoas apenas se encontram para rezar, sem a vontade, o esforço de crescer no conhecimento da Palavra de Deus, dos direitos e deveres de cidadãos cristãos.

- Cada experiência de comunidade, é desafiadora. Mas nos faz crescer, aprender a se conhecer, descobrir-se e construir habilidades, dons, talentos e desenvolvê-los. É preciso ter espaço e oportunidade para agir, embora com o risco de errar, é necessário tentar.

- Quem lidera a comunidade precisa ser capaz de motivar, inspirar, atrair, acolher e cuidar bem de quem se aproxima. Comunidade não é coisa. Não tem outro dono a não ser o dono da messe, o Senhor.

- Quem se apossa do “espaço público”, do espaço comunitário, sofre mais e faz muita gente sofrer; não cresce e não deixa ninguém crescer. Por isso o tempo de atuação na liderança da comunidade é limitado entre 2 e 4 anos.

- A comunidade cristã, e seu serviço evangelizador pertencem a Deus. Ele é o dono da messe. Quando aparentemente não há ninguém para continuar o trabalho, Ele mesmo suscita alguém. Não tenhamos receio de confiar em Deus na condução da vida de nossas comunidades. Afinal de contas, por mais que todos sejamos importantes e valiosos, somente o Senhor é NECESSÁRIO. Mesmo sabendo que “somos insubstituível” no mundo, na comunidade, a tarefa de evangelizar e o dom de viver o Evangelho que pertence a todos.

Finalmente, estamos frente a grandes desafios. Se após mais de dois mil anos de cristianismo ainda não soubermos ou não quisermos viver em comunidade, que ajuda nós cristãos poderemos oferecer a tantos, frente às catástrofes e sofrimentos da vida em nosso planeta?

Para ajudar a refletir, planejar e viver a comunhão comunitária em nossa paróquia celebramos nossa Assembléia Paroquial nos dias 12 e 13 de fevereiro. Contamos com a participação de várias lideranças e a oração da comunidade, neste importante momento de nossa caminhada.

Pe. Raimundo C. Gordiano (pela PASCOM)

Nenhum comentário: