terça-feira, fevereiro 22, 2011

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Codajás

“Muitos passos já foram dados... Avancemos na caminhada!”

Com esta mística a Paróquia Nossa Senhora das Graças iniciou seu serviço missionário neste ano de 2011.

Para marcar o início do ano, a celebração do dia 1º de janeiro “Santa Maria Mãe de Deus” foi realizada na Comunidade de São José, no centro que está em construção. Há algum tempo esta comunidade sonha com um espaço para realizar as celebrações da Palavra e Eucaristia e seu serviço pastoral catequético. Estamos avançando!

Outro momento significativo foi à realização da Animação Missionária na Zona Rural de 06 a 30 de janeiro, em seu terceiro ano consecutivo. Esta nos levou como Paróquia, a nos questionar: Como podemos avançar no processo de Evangelização Rural?

A participação no curso de Lideranças Cristãs, proporcionado pela Prelazia de Coari na data de 10 a 15 de janeiro, propiciou a formação de leigos que sentem a necessidade de se formar melhor para melhor evangelizar. Os resultados dessa formação são visíveis em nossa Paróquia.

O festejo de São Sebastião de 11 a 20 de janeiro, com o tema: “São Sebastião: auxilia-nos a ouvir a voz de Deus na criação”, iniciamos as reflexões acerca do tema da CF-2011. A novidade na liturgia foi a realização da novena, para que o tema fosse refletido com maior profundidade. A criatividade nas preparações da novena permitiu anunciar a Palavra de Deus e denunciar os vários atentados contra a vida no planeta. As missas aconteceram na abertura e encerramento do festejo e no domingo, dia do Senhor.

Ainda sob esse impulso, realizamos de 26 a 28, o Seminário da Campanha da Fraternidade. Mas uma vez notamos que pela sua ausência, o poder público não está interessado nessas reflexões. Como resultado do Seminário formou-se um grupo que estudará formas de implementar as ações propostas no mesmo. Este ano fizemos parceria com os acadêmicos do Curso Técnico em Saneamento Ambiental da UEA.

Também realizamos a Assembléia Paroquial nos dias 29 e 30 de janeiro. Esta nos possibilitou rever a caminhada da paróquia, suas luzes e trevas. Refletimos acerca das pastorais sociais e seu papel evangelizador (este será o nosso tema para o Ajuri das Comunidades). Também refletimos, a pedido dos coordenadores de comunidades, acerca do Ministério da Coordenação. E por fim sobre da missão enquanto discípulos missionários. Com essa última reflexão levantamos soluções para o questionamento: O que fazer para avançar na Evangelização Rural, aproveitando o projeto existente na Paróquia? Continuaremos a missão no mês de janeiro com os jovens participando, mas alguns agentes de pastoral, adultos, se disponibilizaram a participar da missão. Aliaremos a experiência e conhecimento dos adultos, com a disposição e o entusiasmo dos jovens.

Nos dias 07 a 11 realizamos a formação para Catequistas. A nossa Paróquia se alegra com os mais de cinqüenta catequistas inscritos neste ano, a maioria com idade acima de dezoito anos. A formação levou em consideração as temáticas: Formação continuada do Catequista; Elementos de didática na Catequese; Espiritualidade do Catequista e Liturgia; Bíblia; Doutrina da Igreja e Formação Social.

Agradecemos a Deus por todos essas realizações a serviço do seu Reino e também a chegada do Pe. Evandro Luiz Zanardo Paulin no dia 23 de janeiro, ele que ficará conosco até o fim do mês de maio, e do Pré-Diácono Adeilson de Souza Vieira, no dia 09 de fevereiro que continuará sua formação pastoral aqui na Paróquia até sua ordenação.

A missão não é nossa, é de Jesus Cristo, mas somos continuadores dessa missão.

Sílvia Reis (Pela PASCOM -PNSG)

Nenhum comentário: