terça-feira, fevereiro 22, 2011

Paróquia Sant’Ana e São Sebastião - Coari

Mês de janeiro é tempo de festejar nosso Santo Padroeiro São Sebastião, tempo de rogarmos aos céus as bênçãos de Deus. Benção com a presença do Padre Ronival Benedito dos Reis, Missionário Redentorista de São Paulo, que veio pregar o novenário e nos ajudar a refletir sobre o tema “Vida em Família”. Este ano além da novena à noite, tivemos também à tarde celebrações das bênçãos. O tempo chuvoso no dia da festa impossibilitou que a procissão tivesse um percurso normal, porém, foi possível realizar algumas noites de arraial.

No dia 05 de fevereiro, os Padres Redentoristas participaram da Ordenação Sacerdotal do diácono Marino Nerys Almeida que aconteceu na Matriz de Nossa Sra. de Nazaré em Manacapuru. Ele fará parte da Equipe de Missionários Redentoristas responsável pela pastoral paroquial e assumirá sua função de Vigário Paroquial na Paróquia de Sant’Ana e São Sebastião no início de março.

Também neste período de 14 de fevereiro à 27 de maio serão realizadas as Visitas Pastorais às 142 Comunidades Ribeirinhas. Outras 13 localidades na Costa da Santa Rosa, Lago de Coari e Médio Solimões que não estão neste roteiro serão visitadas em datas a serem agendadas. Na data de 23 de julho a 17 de outubro, estão programadas 9 datas de estudo para estes mesmo núcleos de comunidades. Neste ano a equipe paroquial que assistirá as comunidades rurais será a mesma para as urbanas, a saber: Pe. João Batista, Pe. Aureomar, Pe. Marino, Irmão Eliomar, Irmã Terezinha e Irmã Jocilene. Além dos ministros ordenados e religiosas a equipe contará com a colaboração do Sebastião e do Luiz Maciel. O Padre Aureomar é o coordenador paroquial dos trabalhos pastorais junto às comunidades ribeirinhas.

Em parceria com o Centro Juvenil São Geral, o SENAI e a Petrobrás, a Paróquia de Sant’Ana abriu uma Escola Profissional de Panificação e Confeitaria. Os equipamentos estão instalados no andar térreo da Casa dos Padres Redentoristas, onde funcionava a cozinha do arraial. Duas turmas de 20 alunos cada, uma pela manhã outra pela parte da tarde, farão os seis primeiros cursos. O início das aulas será no dia 28 de fevereiro com termino previsto para o fim de setembro.

Pe. João Batista - Pároco

Nenhum comentário: