segunda-feira, julho 04, 2011

Para a maior Glória de Deus

Depois de uma longa espera, enfim recebemos com alegria o anúncio do novo Bispo para a Prelazia de Coari. Deus tem abençoado nossa Prelazia com muitos êxitos, nos resta agradecê-lo por tamanha generosidade ao longo destes muitos anos, especialmente por nos ter dado Dom Gutemberg na organização administrativa e pastoral desta Prelazia. Esperamos ansiosos a chegada do novo Bispo Dom Marcos Piatek CSsR. Aqui vai o currículo dele:

Pe. Marian Marek Piatek, CSSR ou Marcos Piatek,CSSR. nasceu aos 10.10.1954 na cidade de Tuchówn na Polônia. Fez a escola fundamental e média na sua cidade natal. Entrou na Congregação dos Missionários Redentoristas em 1973. Foi ordenado sacerdote aos 05.06.1980, junto ao famoso santuário mariano de Nossa Senhora de Tuchów. Em seguida foi enviado para fazer a pós-graduação em teologia moral em Roma na Academia Alfonsiana (Pontificia Universidade Lateranense) visando o seu futuro trabalho no meio dos Missionários Redentoristas da Bahia, no Brasil, onde chegou na segunda metade do ano 1986.

Pe. Marian Marek Piatek,CSSR, possui graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia dos Missionários Redentoristas da Província de Varsóvia PL (1980), mestrado em teologia moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Accademia Alfonsiana) (l983) e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Accademia Alfonsiana) (l986 – Roma – Italia. Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM).

Nos anos de 1987 a l990 era responsável pela formação dos seminaristas teólogos da Vice -Província Redentorista da Bahia. Durante alguns períodos exerceu a função de superior da comunidade, ecônomo da Missão Redentorista da Bahia, vigário paroquial e pároco na Paróquia da Ressurreição do Senhor (Salvador (BA). Trabalhou como professor convidado no Instituto Teológico dos Frades Franciscanos em Recife-Olinda, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás em Goiania-GO (IFITEG, no Instituto Teológico dos Redentoristas em Tuchów-PL e, no Instituto Teológico São Bento da Bahia (ITESB).

Atualmente é professor de Teologia Moral no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (IT-UCSAL), professor de teologia moral no C urso de Extensão do IT-UCSAL, professor da Faculdade São Bento da Bahia, professor da Escola Diaconal da Arquidiocese de Salvador-BA. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia moral fundamental, Moral Social, Biótica, Moral Sexual, Matrimonial e Família, Religiosidade Popular na Bahia. Tem experiência missionária colaborando, durante vários anos, com a Equipe Missionária dos Missionários Redentoristas da Bahia. Desde o ano 2008 colabora com o Centro Missionário Redentorista da Bahia cujo objetivo é formar os missionários leigos/as para as Santas Missões Populares e participa do Programa “O espaço Missionário” na Rádio Excelsior 840AM, Salvador-BA.

Em 2009 foi convidado para ser um dos colaboradores do “Acompanhamento de Publicações”, na área de Teologia Moral Social, um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB. Atualmente é, também, coordenador acadêmico do Curso de Extensão em Missiologia e Evangelização do Centro Missionário Redentorista da Bahia, em parceria com a Universidade Católica de Salvador-BA e da CNBB NE-3. Tem quatro irmãos dos quais dois são padres: um é Lazarista (CM) e outro agostiniano (OSA).

Pe. Agnaldo Silva.

Nenhum comentário: